Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE NASCENTES DO RIBEIRÃO DORES DO TURVO EM DORES DO TURVO, MG

Vieira, Patrícia Dias ; Silva, Jonathas Batista Gonçalves ; Branco, Otávio Eurico de Aquino ;

Artigo Completo:

Nos últimos anos, as discussões sobre a preservação do meio ambiente, o aquecimento global e a escassez de água doce têm sido constantes. A água potável acessível está se tornando um grande problema para a humanidade. Com o surgimento dos primeiros grandes focos de crise hídrica no Brasil e a exploração inadequada dos recursos naturais, de forma cada vez mais desordenada, têm crescido os problemas ambientais, principalmente em áreas de nascentes. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho foi caracterizar 22 nascentes pertencentes à microbacia do Ribeirão Dores do Turvo, no município de Dores do Turvo. Para a análise das nascentes foi realizado a aplicação de um Protocolo de Avaliação Rápida no mês de março de 2016 a fim de avaliar o grau de preservação das nascentes. O protocolo tem como objetivo uma análise imediata de um local impactado, sem a necessidade de exames laboratoriais demorados. Neste protocolo foram avaliados alguns parâmetros, como o tipo de ocupação das cercanias da nascente, cobertura do solo da nascente, estado de conservação da cobertura da APP, tipo de ocupação da mata de topo de morro, estado de conservação da cobertura da mata de topo, extensão da APP da nascente, presença de animais e cercamento da nascente, em categorias descritas e pontuadas de 1 a 5. As pontuações finais refletem o nível de preservação das nascentes. Ressalta-se que nenhuma nascente se enquadrou com qualidade ruim. Ademais, foram apresentadas estratégias para recuperação e conservação deste recurso hídrico melhorando assim a qualidade da água da região.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Manejo de bacias hidrográficas, Bacia do rio Doce, Nascentes,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-098

Referências bibliográficas
  • [1] Bertol, O.J. et al. Perdas de solo e água e qualidade do escoamento superficial associadas à erosão entre sulcos em área cultivada sob semeadura direta e submetida às adubações mineral e orgânica. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 31, p. 781-792, 2007.
  • [2] Brandão, V. et al. Infiltração da água no Solo. 2 ed. Editora UFV: Viçosa, 98 p., 2003.
  • [3] Brasil. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Novo Código Florestal. Presidência da República, Brasília, DF, 25 de maio de 2012.
  • [4] Callisto, M. et al. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividades de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliensia. 14(1):91-98, 2002.
  • [5] PENA, R. F. A. "Escassez de água no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 10 de outubro de 2016.
Como citar:

Vieira, Patrícia Dias; Silva, Jonathas Batista Gonçalves; Branco, Otávio Eurico de Aquino; "ANÁLISE DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE NASCENTES DO RIBEIRÃO DORES DO TURVO EM DORES DO TURVO, MG", p. 978-988 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-098

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações