Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DO DESEMPENHO EM QUÍMICA ELEMENTAR DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DE 2018 NO PROGRAMA DE CURSOS DE NIVELAMENTO DA APRENDIZAGEM (PCNA)

GAMA, L. R. O ; HOMCI, R. B ; , ;

Pôster:

A evasão no curso de engenharia tem sido uma problemática nos tempos atuais. No curso de Engenharia Química da UFPA, por exemplo, metade dos egressos cumpriu o curso no tempo mínimo. Verificou-se que grande parte disso deve-se a um ensino básico precário. Desse modo, foi criado o PCNA visando reduzir as lacunas da aprendizagem advindas do ensino fundamental e médio. Então, verificou-se que o PCNA teve influência positiva sobre os estudantes de Engenharia Química da UFPA que ingressaram em 2018, o reflexo disso é o desempenho destes no nivelamento, totalizando mais de 60% de bom aproveitamento e uma evolução expressiva dos alunos.

Pôster:

Palavras-chave: evolução,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1070

Referências bibliográficas
  • [1] LOBO, R. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs/roberto-lobo/prejuizoscausados-pela-evasao-na-formacao-de-novos-engenheiros/.
  • [2] Acessado em 20 de abril de 2018.
  • [3] NASCIMENTO, S. C.C; PAMPOLHA JR., E. de S.; GAMA, L.R.O.; RODRIGUES A.G.
  • [4] A importância do PCNA no desempenho de graduandos de engenharia química da
  • [5] Universidade Federal do Pará. ANAIS COBENGE 2017.
  • [6] Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPA – SIGAA UFPA.
Como citar:

GAMA, L. R. O; HOMCI, R. B; , ; "ANÁLISE DO DESEMPENHO EM QUÍMICA ELEMENTAR DOS GRADUANDOS DE ENGENHARIA QUÍMICA DE 2018 NO PROGRAMA DE CURSOS DE NIVELAMENTO DA APRENDIZAGEM (PCNA)", p. 4055-4058 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1070

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações