Article - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO NO RAMO DE ALUGUÉIS

-

Souza, Antonio Leonardo Barbosa de ; Faria, Ana Carolina ; Andrade, Anderson ; Pereira, Thiago ; , ;

Article:

Para a criação de novos produtos, uma boa estruturação do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) traz consigo vantagem competitiva e benefícios como maior capacidade de diversificação dos produtos, potencial para a transformação de novas tecnologias em novos produtos, e menores custos dos produtos desenvolvidos. O celular mudou a forma de relacionamento entre as pessoas e um dos produtos que surgiram com a popularização dos smartphones foram os aplicativos. O presente artigo realiza uma análise da viabilidade técnica de um aplicativo mobile a ser desenvolvido sob a perspectiva de PDP para o ramo de aluguéis. Concebendo o protótipo do app à luz do planejamento estratégico e da modelagem da aplicação mobile. Para as fases iniciais do percurso metodológico de análise da viabilidade técnica do aplicativo fez-se uso do modelo unificado do Processo de Desenvolvimento de Produto, da pesquisa aplicada, de ordem exploratória e do método de modelagem e simulação. Observou-se que o aplicativo tem potencial para o mercado além de possuir características inovadoras, tendo em vista o ineditismo de funcionalidades, ferramentas e oferecimento de serviços em uma única plataforma.

Article:

Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produto; Aplicativo; Mercado de aluguéis; Inovação; Protótipo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2019-23

Referências bibliográficas
  • [1] BRAUN, Thomas E. Methodische Unterstützung der strategischen Produktplanung in einem mittelständisch geprägten Umfeld. 2005. Tese de Doutorado. Technische Universität München.
  • [2] CHAUDHARY, S.; SHARMA, G. A Studyon Mobile-Commerce.Advances in Computer Science andInformation Technology (ACSIT), nº 3; Vol. 2, p. 4, 2015.
  • [3] CHRISTENSEN, C.M. The Innovator's Dilemma. Harvard Business School Press. 1997, COOPER, Robert Gravlin; EDGETT, Scott J.; KLEINSCHMIDT, Elko J. Portfolio management for new products. 2001.
  • [4] DEGUSTA, Michael. Are Smart Phones Spreading Faster than Any Technology in Human History? Business Report. 2012. Disponível em:< https://www.technologyreview.com/s/427787/are-smart-phones-spreading-faster-than-any-technology-in-human-history/. Acesso em: 02 dez 2018>.
  • [5] FIGUEIREDO, Carlos MS; NAKAMURA, Eduardo. Computação móvel: Novas oportunidades e novos desafios. T&C Amazônia, v. 1, n. 2, p. 21, 2003.
  • [6] GERMANO, E. C.; SOUZA, C. A. Só mais uma startup no tema mobilidade humana. Revista brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 6, n. 1, p. 1-6, Jan/jun, 201 JUGEND, Daniel. Desenvolvimento de produtos em pequenas e médias empresas de base tecnológica: práticas de gestão no setor de automação de controle de processos. 200 167 p. 200 Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)–Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
  • [7] LEWIS, Jeffrey. Brazil Finance Ministry Raises 2017 GDP Growth Forecast to 1.6%. Wall Street Journal, agosto, v. 17, 2016. LINDEMANN, Udo. Methods are networks ofmethods. In: DS 31: Proceedingsof ICED 03, the 14th InternationalConferenceonEngineering Design, Stockholm. 2003. MCKINSEY GLOBAL INSTITUTE. Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy. McKensie Quarterly, v. 45, n. May, p. 1-176, 2013. MORICOCHI, Luiz; GONÇALVES, José Sidnei. Teoria do desenvolvimento econômico de Schumpeter: uma revisão crítica. Informações Econômicas, São Paulo, v. 24, n. 8, p. 27-35, 1994.
  • [8] NICKEL, Elton Moura; BERGAMIN, Georgia Scarabelot; FONSECA, Guilherme Silva. Desenvolvimento de um modelo de referência adaptado aos projetos de design industrial da Inventório-Empresa Júnior de Design e Moda da UDESC. 2015. Projetica, v. 6, n. 2, p. 73-85.
  • [9] ROZENFELD et al. Gestão do Desenvolvimento de Produtos: Uma referência para a melhoria do processo. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [10] SCHUMPETER, Joseph A. The theory of economic development. Cambridge, Harvard University. 1957. SIDÉN, J.; LINDSTRÖM, P.; PAULI, M. Strategicproductplanning-A case studyexploringtheprocessand its development. In: International Design Conference-Design. 2000.
  • [11] TURRIONI, J. B.; MELLO, C. H. P. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção: Estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, 2012.
  • [12] ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product design anddevelopmet,3. ed. New York: McGraw-Hill, 2004.
  • [13] VDI. Productplanning: Flow, termsandorganisation. vol. May 1980, ed. Düsseldorf: VDIVerlag, 1980.
  • [14] WAKKA, Wagner. Games e países emergentes impulsionam mercado de apps em 2018. Canaltech. 2018. Disponível em:< https://canaltech.com.br/apps/games-e-paises-emergentes-impulsionam-mercado-de-apps-em-2018-111586/>.
Como citar:

Souza, Antonio Leonardo Barbosa de; Faria, Ana Carolina; Andrade, Anderson; Pereira, Thiago; , ; "ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO NO RAMO DE ALUGUÉIS", p. 293-309 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações