Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM CONDOMÍNIO HORIZONTAL NO DISTRITO FEDERAL

MARQUES, Vinicius Silva ; PERFEITO, Marcus Danilo Rodrigues ; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria ;

Artigo:

Com o crescimento da população ao longo dos anos tem aumentado a demanda por água, especialmente em centros urbanos. Diante disso, para evitar um problema de escassez de água, o uso de fontes alternativas vem tornando cada vez mais atrativa, sendo necessário realizar a viabilidade econômica do sistema. Dentre das fontes alternativas que se apresentam no mercado, merece destaque o sistema de aproveitamento de água da pluvial (SAAP). Este trabalho faz uma analise de viabilidade financeira deste sistema para moradias unifamiliares para fins não potáveis, como: irrigação de jardins e descarga dos vasos sanitários. Foi implementada a analise de viabilidade financeira em um condomínio horizontal no Distrito Federal. O método utilizado para simulação do cisterna é o balanço de massa do reservatório de acumulação. A análise de viabilidade econômica será feita através da comparação de técnicas de avaliação econômica: Valor Presente Líquido (VPL) e Payback Descontado (PBD). O levantamento de parâmetros técnicos que influenciam no dimensionamento do sistema de aproveitamento de águas pluviais, tais como demanda e área de telhado, foi realizado a partir da aplicação de questionário e com o uso de geoprocessamento. A análise de viabilidade econômica do SAAP mostrou que: 10% de casas não poderiam ser atendidas por nenhum tipo de cisterna; 24% das casas poderiam ser atendidas somente pela cisterna de 2,8m³; 22% atendidas tanto pela cisterna de 2,8m³ como pela de 5,0m³; 44% de casas atendidas pelos três tipos de cisternas. Analisou-se a sensibilidade do parâmetro TMA e o VPL que comportaram de maneira inversamente proporcional.

Artigo:

Palavras-chave: Conservação da água, Sistema de aproveitamento de água pluvial, Análise financeira, Análise de sensibilidade,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-003-5090

Referências bibliográficas
  • [1] ADASA – Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal. Nota Técnica nº 012/2012 – SEF/ADASA. Resultado Final da 1ª Revisão Periódica das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela CAESB.
  • [2] AMOBB, História do Condomínio da Amobb. Disponível em:
  • [3] . Acesso em: 5 nov. 2014.
  • [4] BCB – Banco Central do Brasil. Taxa caderneta de poupança entre 01/06/2014 a 01/06/2015. Disponível em:
  • [5] Acesso em: 12 de maio de 2015
  • [6] BRIGHAM, E. F.; GAPENSKI, L. C.; EHRHARDT, M. C. Administração Financeira: teoria e prática. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
  • [7] IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão. Análise de Investimentos em Situações de Incerteza. Disponível em: Acesso em: 07 dezembro de 2015.
  • [8] FEWKES, A. Modelling the performance of rainwater collection systems: towards a generalised approach. Urban Water, v.1, p.323-333, 1999.
  • [9] SANT’ANA, D.; BOEGER, L.; VILELA, L. Aproveitamento de águas pluviais e o reúso de águas cinzas em edifícios residenciais de Brasília - parte 1: reduções no consumo de água. Paranoá, Brasília, no 10, p. 77-84, (2013)
  • [10] SOUZA, A.; CLEMENTE, A. Decisões financeiras e análise de investimentos: Fundamentos, Técnicas e Aplicações. 6º Ed., São Paulo: Atlas, 2009.
Como citar:

MARQUES, Vinicius Silva; PERFEITO, Marcus Danilo Rodrigues; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria; "ANÁLISE DE VIABILIDADE DE SISTEMAS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM CONDOMÍNIO HORIZONTAL NO DISTRITO FEDERAL", p. 275-283 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-003-5090

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações