Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise de uma plataforma MOOC brasileira sob a ótica do Design da Informação: VEDUCA

Analysis of a Brazilian MOOC platform from the perspective of Information Design: VEDUCA

Padua, Mariana Cantisani ; Nakano, Natalia ; Jorente, Maria Jose Vicentini ;

Artigo Completo:

O Design, e especialmente o Design da Informação tem, na atualidade, um importante papel no desenvolvimento de projetos e ações que lidam com desafios relacionados à disponibilização e disseminação de conteúdos informacionais para acesso e socialização da informação e do conhecimento objetivado em ambientes físicos, digitais e hibridos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é apresentar e analisar, sob a ótica do Design da Informação, o VEDUCA, primeira plataforma educacional brasileira a disponibilizar cursos Massive Open On-line Curses (MOOC) ou os Cursos Abertos Online Massivos, em português. O estudo das plataformas MOOC pelo Design, justifica-se devido ao fato dos MOOC serem considerados, tanto na literatura nacional quanto internacional como um ambiente informacional que está revolucionando a divulgação, difusão e disseminação da informação em plataformas digitais disponíveis na internet de forma gratuita e aberta. A metodologia escolhida para este estudo é a teórico-exploratória, e a exploração do Website da plataforma do VEDUCA se baseia em um recorte da metodologia projetual para elaborar produtos dígito-virtuais da área do Design, proposta no Projeto E, por Meurer Andamp; Szabluk (2009). Concluiu-se que a Experiência do Usuário (UX) e o DI podem auxiliar, de maneira significativa, o desenvolvimento de sistemas de informação, atuando especificamente no tratamento e na estruturação de informações e interfaces.

Artigo Completo:

The Design, and especially the Information Design has, today, an important role in the development of projects and actions that cope with challenges related to the availability and dissemination of informational content for access and socialization of information and knowledge in physical, digital and hybrid environments. In this context, the aim of this study is to present and analyze, from the perspective of Information Design, VEDUCA, the first Brazilian educational platform to provide Massive Open Online Courses Curses (MOOC) in Portuguese. The study of MOOC platforms by Design, is justified due to the fact that MOOCs are considered, both in national and international literature as an information environment that is revolutionizing the dissemination and diffusion of information on digital platforms available on the internet for free. The methodology chosen for this study is theoretical and exploratory, and the exploitation of VEDUCA website is based on a cut of the methodology to prepare digit-virtual products in the area of Design, the Project E, proposed by Meurer Andamp; Szabluk (2009). It was concluded that the User Experience (UX) and Information Design can help, significantly, for the development of information systems, specifically acting on the treatment and structuring of information and interfaces

Palavras-chave: Design da Informação, MOOC, Veduca, Informação e Tecnologia, UX,

Palavras-chave: Information Design, MOOC, Veduca, Information and Technology, UX,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_85

Referências bibliográficas
  • [1] AFFORDANCE. 2013. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Andlt;http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=AffordanceAndamp;oldid=39653858Andgt;, 19/04/2015.
  • [2] BONSIEPE, G. 1997.Do material ao digital. Florianópolis: Sebrae,
  • [3] FLYNN, J. 201 MOOCS: Disruptive innovation and the future of higher education. Christian Education Journal: Series 3, v. 10, n. 1. Andlt;http://journals.biola.edu/ns/cej/volumes/10/issues/1/articles/149/Andgt;, 14/04/2015.
  • [4] GARRETT, J. J. 2002. The Elements of User Experience: User-centered design for the Web. Aiga: New York e New Riders: Berkeley, CA.
  • [5] HASSENZAHL, M. 2013. User Experience and Experience Design. In: SOEGAARD, M.; DAM, R. F. (Eds.). The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2. ed.. Aarhus, Denmark: The Interaction Design Foundation. Andlt;http://www.interaction-design.org/encyclopedia/user_experience_and_experience_design.htmlAndgt;, 14/08/ 2013.
  • [6] LABATE, L. 2000. Os Elementos da Experiência do Usuário. Tradução do original de Jesse James Garrett. Andlt;http://www.jjg.net/elements/translations/elements_pt.pdfAndgt;, 15/04/2013.
  • [7] LÓPEZ-MENESES, E.; VÁZQUEZ-CANO, E.; ROMÁN, P. 2015. Analysis and implications of the impact of MOOC movement in the scientific community: JCR and SCOPUS (2010-13). Comunicar, n. 44, v. XXII, 2015. Andlt;http://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detallesAndamp;numero=44Andamp;articulo=44-2015-08Andgt;, 30/03/2015.
  • [8] MEURER, H.; SZABLUK, D. 2009.Projeto E: metodologia projetual para ambientes dígito-virtuais. Anais do 3º InfoDesign Brasil | Congresso Brasileiro de Design da Informação. Rio de Janeiro RJ: PUC RIO.
  • [9] MORRISON, L., PETRARCA, D., HUGHES, J. Andamp; LAFFIER, J. 2015. Co-Constructing Knowledge Through mOOC Design and Development. In D. Slykhuis Andamp; G. Marks (Eds.), Proceedings of Society for Information Technology Andamp; Teacher Education International Conference 2015 (pp. 993-998). Chesapeake, VA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Andlt;http://www.editlib.org/p/150124/Andgt;, 14/04/2015.
  • [10] MOTA, R. 2013. Educação no contexto das tecnologias digitais. In: Educação e Ciência aberta: O impacto das novas tecnologias no apoio e distribuiçãoo de conhecimento. Computação Brasil. 22 Ed. SBC. Andlt; http://sbc.org.br/downloads/CB2013/computacao22_jul_2013.pdfAndgt;, 10/04/2015.
  • [11] NORMAN, D. A. 20 Commentary on: Hassenzahl, Marc: User Experience and Experience Design. In: SOEGAARD, M.; DAM, R. F. (Eds.). "The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. 2. ed. ". Aarhus, Denmark: The Interaction Design Foundation. Andlt;http://www.interaction-design.org/encyclopedia/user_experience_and_experience_design.htmlAndgt;, 20 /08/2013.
  • [12] PADUA, M. C. 2014. Arquitetura da Informação Pervasiva e Experiência do Usuário: avaliando os ambientes informacionais do PROINE. Dissertação de mestrado. PPGCI/UFPB.
  • [13] PETTERSON, R. 2002.Information Design: An Introduction. John Benjamins Publication.
  • [14] ROSINI, A. M.; PALMISANO, A.; SILVA, O. R. da. 20 MOOCs. Para onde caminha o processo de aprendizagem e o uso de recursos informáticos. São Paulo. Andlt;http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/146.pdfAndgt;, 30/03/ 2015.
  • [15] SOMMERVILLE, I. 2007. Engenharia de Software. Addison-Wesley.
Como citar:

Padua, Mariana Cantisani; Nakano, Natalia; Jorente, Maria Jose Vicentini; "Análise de uma plataforma MOOC brasileira sob a ótica do Design da Informação: VEDUCA", p. 682-695 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_85

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações