Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE PARÂMETROS NA MODELAGEM DE ESCOAMENTO EM FRATURAS

ANALYSES OF PARAMETER SENSIBILITY IN FRACTURE SEALING MODELING.

VIEIRA, FELIPE MARTINS ; CALçADA, LUíS AMéRICO ; SCHEID, CLAUDIA MIRIAM ; COELHO, JOSIANE DA SILVA CORDEIRO ; ANDRADE, GABRIEL MACHADO DE PAULA ; , ;

Artigo:

Durante a perfuração de poços para produção de petróleo, o aumento da pressão pode causar fraturas na formação. Caso haja a perda do fluido de perfuração para a formação por essas fraturas, a pressão do poço pode diminuir até tornar-se inferior à pressão da formação, fazendo com que ocorra a invasão de fluido para o poço. Neste caso, é necessário minimizar as perdas e isso geralmente é feito pela adição de aditivos (LCM?s) ao fluido de perfuração. Neste trabalho foi feito o estudo da influência dos parâmetros reológicos do fluido de combate à perda, consequentemente, do(s) LCM(s), na modelagem do escoamento em fraturas, bem como a influência do diâmetro hidráulico definido para as fraturas. O modelo utilizado propõe uma correlação entre os parâmetros reológicos do fluido, o diâmetro que caracteriza a fratura e a vazão da perda. Na análise do efeito da reologia e do diâmetro hidráulico na vazão do fluido no escoamento em fraturas foi utilizando o método de Monte Carlo. Observou-se que o aumento dos valores dos parâmetros reológicos minimiza a vazão do fluido em fraturas, e com isso, a perda do fluido, bem como o comportamento oposto em relação ao diâmetro hidráulico da fratura.

Artigo:

Palavras-chave: SELAMENTO DE FRATURAS, COMBATE à PERDA DE CARGA E MONTE CARLO.,

Palavras-chave: SEALING, PRESSURE LOSS, MONTE CARLO.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-FTSP33

Referências bibliográficas
Como citar:

VIEIRA, FELIPE MARTINS; CALçADA, LUíS AMéRICO; SCHEID, CLAUDIA MIRIAM; COELHO, JOSIANE DA SILVA CORDEIRO; ANDRADE, GABRIEL MACHADO DE PAULA; , ; "ANÁLISE DE SENSIBILIDADE DE PARÂMETROS NA MODELAGEM DE ESCOAMENTO EM FRATURAS", p. 2310-2316 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-FTSP33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações