Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Análise de Perfil de Gravação em Mármores COM Utilização de Tecnologia Laser 3D

Ziebell, Clarissa Sartori ; Ramos, Jorge ; Silva, Fábio Pinto da ; Aymone, José Luis Farinatti ; Bruscato, Underléa Miotto ;

Artigo Completo:

O objetivo deste artigo foi pesquisar o comportamento e as características de gravação a laser do mármore branco a fim de que fosse possível parametrizar soluções e recursos técnicos para o desenvolvimento de produtos com acabamento final personalizável. Para tanto, compar ou-se o mármore branco nacional e o mármore com coloração semelhante, importado de Carrara, uma região da Toscana, Itália. Como resultado, foi constatado que no mármore branco nacional as profundidades das gravações são imprevisíveis e não homogêneas. No mármore de Carrara, por sua vez, percebe-se que quanto maior o percentual de preto da imagem gravada, maior é a profundidade de gravação obtida. Contudo, não é possível prever com precisão a dimensão da profundidade, já que ela se mostrou sempre com alguma variação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: gravação a laser; digitalização 3D; mármore .,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0358

Referências bibliográficas
  • [1] CHIODI FILHO, Cid. Balanço das exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento no primeiro semestre de 2014. São Paulo : Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, 2015. Disponível na internet por http em: . Acesso em 09 mai. 2015.
  • [2] CIDADE, Mariana Kuhl. Caracterização e Padronização do Processo de Gravação a laser em Ágata Aplicado ao Design de Jóias. 2009. 172f. Dissertação (Mestrado). – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Design.
  • [3] RIBEIRO, Wagner José Medeiros. Estudo comparativo de alterabilidade acelerada de três fácies comerciais do sienito marrom imperial. 2011, p. 1 Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG/UFPE – Programa de Pós Graduação em Engenharia Mineral, 2011.
  • [4] SOUZA, V.C.; SOUZA, J.C.; ROLIM FILHO, J.L. Diagnóstico do Setor de Rochas Ornamentais e de Revestimentos do Estado de Pernambuco. III Congresso Brasileiro de Rochas Ornamentais. Natal, 2007.
  • [5] STUMPF, Elisabeth Tempel; ROMANO, Cátia Maria; BARBIERI, Rosa Lía; HEIDEN, Gustavo; FISCHER, Síntia Zitzke; CORRÊA, Lauís Beisolara. Características Ornamentais de Plantas do Bioma Pampa. Campinas: Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, 2009. Disponível na internet por http em: . Acesso em 31 jul. 2015 .
Como citar:

Ziebell, Clarissa Sartori; Ramos, Jorge; Silva, Fábio Pinto da; Aymone, José Luis Farinatti; Bruscato, Underléa Miotto; "Análise de Perfil de Gravação em Mármores COM Utilização de Tecnologia Laser 3D", p. 4167-4175 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0358

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações