Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE DE MÉTODOS PARA CRIAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOB O ENFOQUE DO DESIGN GRÁFICO E DA ERGONOMIA COGNITIVA

ANALYSIS OF METHODS FOR CREATION OF INFOGRAPHICS UNDER THE GRAPHIC DESIGN AND COGNITIVE ERGONOMY APPROACH

Bernardes, Marcos; Santos, Flavio Anthero Nunes V. dos;

Artigo Completo:

O presente artigo é uma investigação exploratória acerca dos métodos de criação de infográficos a fim de identificar se aspectos da ergonomia cognitiva são levados em consideração durante o processo. A partir da análise do Manual de infografia da Folha de São Paulo e do resultado de entrevistas com especialistas foi possível compreender quais destes aspectos ergonômicos são considerados, além de observar as etapas de cada um dos métodos analisados.

Artigo Completo:

The present paper is an exploratory investigation about the methods of infographic´s creation in order to identify if aspects of cognitive ergonomics are taken into account during the process. From the analysis of the Manual of infographics of Folha de São Paulo and the result of interviews with specialists, it was possible to understand which of these ergonomics aspects are considered, besides observing the steps of each analyzed method.

Palavras-chave: infográficos, métodos, ergonomia cognitiva,

Palavras-chave: infographics, methods, cognitive ergonomics,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0237

Referências bibliográficas
  • [1] CAIRO, Alberto. Infografia 2.0: visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008.
  • [2] COLLE, Raimond. Estilos o tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social. La Laguna (Tenerife), n. 12, dez, 1998. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2016.
  • [3] DE PABLOS, Jose Manuel. Infoperiodismo. El Periodista como Creador de Infografia. Madrid: Editorial Sintesis, 1999.
  • [4] KANNO, Mário. Infografe. Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.com, 2013.
  • [5] KUMAR, Gautam; GARLAND, Michael. Visual exploration of complex time - varying graphics. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, v. 12, n.
  • [6] MORAES, Ary. Infografia. História e Projeto - Origens, conceitos e processos do design que modificou a forma da mídia mais tradicional da História. São Paulo: Blucher, 2013.
  • [7] SANCHO, José Luis Valero. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Universitat Autònoma de Barcelona, Bellaterra, 2001.
  • [8] SCHMITT, Valdenise. A Infografia Jornalística na Ciência e Tecnologia. Um experimento com estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação (Engenharia e Gestão do Conhecimento). Florianópolis: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
  • [9] TEIXEIRA, Tattiana. Infografia e Jornalismo: conceitos, análise e perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2010.
  • [10] TUFTE, Edward. The visual display of quantitative information. Connecticut: Graphic Press, 2001.
Como citar:

Bernardes, Marcos; Santos, Flavio Anthero Nunes V. dos; "ANÁLISE DE MÉTODOS PARA CRIAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOB O ENFOQUE DO DESIGN GRÁFICO E DA ERGONOMIA COGNITIVA", p. 2251-2261 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0237

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações