Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE IMAGEM APLICADA AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO EM PENEIRA VIBRATÓRIA NO PROCESSO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

SANTIAGO, T. S. A. ; BARBOSA, V. P. ; GEDRAITE, R. ; ATAÍDE, C. H. ;

Artigo Completo:

Em processos de perfuração de poços de petróleo, o primeiro equipamento utilizado na separação do fluído de perfuração e do sólido proveniente do corte das rochas é a peneira vibratória. Este equipamento opera sob a influência de diversas variáveis, tais como: força-g, vazão de alimentação e concentração volumétrica de sólidos dentre outras. Neste trabalho é abordada a questão de como a análise de imagem pode ser utilizada no monitoramento e na avaliação do tamanho e da quantidade de conglomerados de partículas e do comportamento da suspensão mantida sobre a tela de separação da peneira vibratória. As imagens foram binarizadas e filtros foram aplicados de modo a permitir uma melhor caracterização dos conglomerados. Os resultados obtidos foram considerados satisfatórios.

Artigo Completo:

Palavras-chave: peneira vibratória,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-300

Referências bibliográficas
  • [1] ASME - American Society of Mechanical Engineer, Drilling Fluid Processing Handbook. USA: Gulf professional publishing, Elsevier, 2005.
  • [2] GUERREIRO, F. S., GEDRAITE, R., ATAÌDE, C. H., Residual moisture content and separation efficiency optimization in pilot-scale vibrating screen.Powder technol. , v. 287, p 301 – 307, 2016.
  • [3] LOBATO, F. S., OLIVEIRA-LOPES, L. C., GEDRAITE, R., NEIRO, S. M. S., MURATA, V. Identificação de modelos para unidades de recuperação do fluído de perfuração. IV Encontro Nacional de Hidráulica de Poços de Petróleo e Gás, Foz do Iguaçu - PR, 2011.
  • [4] MATTA, E. N. CIPELLI, C. A. P., ASSIS, W. O., GOMES, M. M., BABRBOSA, V. P., ATAÍDE, C.H. Contribuição para o melhor aproveitamento de fluído de perfuração de poços de petróleo – Uma abordagem utilizando o processamento de imagem, Anais ENEMP 2015, 906 – 915, 2015.
Como citar:

SANTIAGO, T. S. A.; BARBOSA, V. P.; GEDRAITE, R.; ATAÍDE, C. H.; "ANÁLISE DE IMAGEM APLICADA AO PROCESSO DE SEPARAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO EM PENEIRA VIBRATÓRIA NO PROCESSO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO", p. 1694-1699 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-300

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações