Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise de estudos qualitativos que abordam o conhecimento de profissionais da saúde sobre apoio matricial no Brasil

Análise de estudos qualitativos que abordam o conhecimento de profissionais da saúde sobre apoio matricial no Brasil

Langkamer , Marcos Filipe Bueno ; Alsina, Luca Candido ; Oliveira , Caroline Beatriz Santos ; Walker , Raissa Soares ; Batista , Juliana Moreira ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: O Apoio Matricial (AM) objetiva prover assistência especializada aprofissionais do sistema de saúde, de maneira personalizada e interativa. Aoapoiar diferentes serviços de atenção no cuidado dos usuários, o matriciamentodesmistifica a ideia de saúde mental como “cuidado restrito aos loucos” e AMcomo “encaminhamento ao especialista”.OBJETIVOS: Levantar na literatura estudos qualitativos que demonstrem o pontode vista de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleosde Apoio à Saúde da Família (NASF) sobre o AM e comparar seus resultados.MÉTODOS: As plataformas utilizadas para pesquisa foram o Google Acadêmico,SciELO e BVS. As palavras-chave foram: apoio matricial, saúde mental,profissionais de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Os estudosescolhidos são da última década, em português e qualitativos. Selecionou-se osque entrevistaram trabalhadores da ESF ou NASF. Os dados obtidos foramorganizados para análise e sistematização dos resultados.RESULTADOS:Os seis estudos analisados apontam a divergência entre os discursos dosprofissionais inseridos na ESF e CAPS. Enquanto alguns veem o AM comoampliador do olhar dos trabalhadores sobre demandas de saúde mental na ESF,outros referem que, na prática, há resistência de profissionais em participardo AM. A disparidade concentra-se, por um lado, no entendimento de que otrabalho dos NASF deve direcionar-se apenas a atividades coletivas, e poroutro, na ação desses como foco na assistência curativa e individualizada.Tais discordâncias interferem nas condutas dos grupos, o que fragiliza aatuação do AM. Entretanto, muitos profissionais identificaram o AM comoestratégia de descentralização da rede em saúde mental (reduzencaminhamentos); de aproximação desta com a rede básica; como forma deorientação para o atendimento, com discussão de casos e troca de experiências;e como suporte para que seja realizado um trabalho sistemático por parte darede básica.CONCLUSÕES: O funcionamento do AM exige a compreensão dos profissionais desaúde. A pesquisa mostrou escassez de estudos qualitativos sobre o tema. Ostextos escolhidos atestam a heterogeneidade de percepções acerca do AM e suafuncionalidade. Dessa forma, torna-se claro o impacto da carência depesquisas, bem como da divergência de opiniões no ESF no desempenho do AM,tendo em vista que geram conflitos e prejudicam a efetividade do serviço."

Revisão de Literatura:

_

Palavras-chave: _,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/cesmed2019-12

Referências bibliográficas
  • [1] _
Como citar:

Langkamer , Marcos Filipe Bueno; Alsina, Luca Candido ; Oliveira , Caroline Beatriz Santos; Walker , Raissa Soares; Batista , Juliana Moreira; "Análise de estudos qualitativos que abordam o conhecimento de profissionais da saúde sobre apoio matricial no Brasil", p. 68-79 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-12

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações