Blucher Engineering Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2357-7592
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS
ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS
Pacheco, Ingrid da Silva; Medeiros, Maraína Souza; Girotto, Layla Giovanna; Padilha, Edyane Tássia; Oliveira, Felipe Eduardo Sousa; Canobre, Sheila Cristina; Amaral, Fábio Augusto do
Artigo Completo:
Com o intuito de promover a conscientização de discentes do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, em relação aos recursos hídricos, o presente estudo buscou realizar e avaliar ações de Educação Ambiental (EA) com as turmas de 5º e 9º anos. As aulas foram ministradas por graduandos de Engenharia Ambiental da UFU (educadores ambientais), sendo utilizadas estratégias pedagógicas motivadoras e adaptadas conforme a idade escolar do público alvo. Como resultados destaca-se a agregação de novos conhecimentos relacionados à crise hídrica, melhor conscientização de atitudes que visam economia da água e maior participação pelos alunos do 5º ano. No entanto, destacam-se as dificuldades de diferenciação dos termos “poluição” e “contaminação” pelos alunos de ambas as turmas, necessitando de uma nova abordagem em atividades futuras. Ademais, destaca-se que a estratégia com maior grau de satisfação por ambas às turmas foi o vídeo educativo.
Com o intuito de promover a conscientização de discentes do Ensino Fundamental de uma Escola do Campo, em relação aos recursos hídricos, o presente estudo buscou realizar e avaliar ações de Educação Ambiental (EA) com as turmas de 5º e 9º anos. As aulas foram ministradas por graduandos de Engenharia Ambiental da UFU (educadores ambientais), sendo utilizadas estratégias pedagógicas motivadoras e adaptadas conforme a idade escolar do público alvo. Como resultados destaca-se a agregação de novos conhecimentos relacionados à crise hídrica, melhor conscientização de atitudes que visam economia da água e maior participação pelos alunos do 5º ano. No entanto, destacam-se as dificuldades de diferenciação dos termos “poluição” e “contaminação” pelos alunos de ambas as turmas, necessitando de uma nova abordagem em atividades futuras. Ademais, destaca-se que a estratégia com maior grau de satisfação por ambas às turmas foi o vídeo educativo.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/xveneeamb-107
Referências bibliográficas
- [1] FERREIRA, M. V. M. Avaliação de projetos de educação ambiental na lagoa da Pampulha (MG). Revbea, v. 10, n. 01, p. 164-179, 2015.
- [2] FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, número especial 1, p. 234-253, 2015.
- [3] MASSABNI, V. G. et al. Sustentabilidade na educação infantil: ciclo, aproveitamento e uso consciente da água. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v. 04, n. 01, p. 47- 57, 2015.
- [4] WESENDONK, F. S.; PRADO, L. Atividade didática baseada em experimento: discutindo a implementação de uma proposta investigativa para o ensino de física. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, n. 01, p. 54-80, 2015.
Como citar:
Pacheco, Ingrid da Silva; Medeiros, Maraína Souza; Girotto, Layla Giovanna; Padilha, Edyane Tássia; Oliveira, Felipe Eduardo Sousa; Canobre, Sheila Cristina; Amaral, Fábio Augusto do; "ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS", p-1064-1074.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/xveneeamb-107
últimos 30 dias
68
downloads
1
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 4 IS - 2 SP - 1064 EP - 1074 PY - 2017 T2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES AU - , , , , , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-107 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-de-estratgias-pedaggicas-sobre-o-tema-gua-aplicadas-em-uma-escola-do-campo-de-uberlndia-minas-gerais-26777 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Pacheco20144,
title="ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS",
journal="Blucher Engineering Proceedings",
volume="4",
number="2",
pages="1064 - 1074",
year="2017",
note="",
issn="23577592",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-107",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-de-estratgias-pedaggicas-sobre-o-tema-gua-aplicadas-em-uma-escola-do-campo-de-uberlndia-minas-gerais-26777",
author="Ingrid da Silva Pacheco", "Maraína Souza Medeiros", "Layla Giovanna Girotto", "Edyane Tássia Padilha", "Felipe Eduardo Sousa Oliveira", "Sheila Cristina Canobre", "Fábio Augusto do Amaral",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Ingrid da Silva Pacheco, Maraína Souza Medeiros, Layla Giovanna Girotto, Edyane Tássia Padilha, Felipe Eduardo Sousa Oliveira, Sheila Cristina Canobre, Fábio Augusto do Amaral, ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS SOBRE O TEMA “ÁGUA” APLICADAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO DE UBERLÂNDIA- MINAS GERAIS, Blucher Engineering Proceedings, Volume 4, 2017, Pages 1064-1074, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/xveneeamb-107 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/anlise-de-estratgias-pedaggicas-sobre-o-tema-gua-aplicadas-em-uma-escola-do-campo-de-uberlndia-minas-gerais-26777) Palavras-chave:: ;