Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE NANOEMULSÕES PRODUZIDAS A PARTIR DE LIPÍDEO MICROALGAL

STABILITY ANALYSIS OF MICROALGAL LIPID NANOEMULSIONS

BRITO, GABRIELA MOURA KUROWISKI DE ; ROSA, ANA PRISCILA CENTENO DA ; LUCINI, ISABELA MICHEL ; HIRATA, LíGIA REZENDE ; COSTA, JORGE ALBERTO VIEIRA ; , ;

Artigo:

As nanoemulsões são misturas de duas substâncias imiscíveis entre si e tal fato as tornam um sistema termodinamicamente instável. A microalgas têm sido alvo de estudos por possuírem macromoléculas de interesse com características especificas, como os lipídeos. O objetivo deste trabalho é avaliar a estabilidade de nanoemulsões produzidas com lipídeo microalgal de Spirulina sp. LEB 18. Ao analisar a estabilidade ao longo de 69 dias observou-se que não ocorreram diferenças significativas (p >0,05) para o diâmetro da gota, índice de polidispersão e potencial zeta. Além disso, as nanoemulsões não apresentaram alterações após os testes de centrifugação e estresse térmico. Isso mostra que as nanoemulsões produzidas com lipídeo microalgal são estáveis podendo ser aplicadas na indústria alimentícia, farmacêutica, têxtil e de cosméticos.

Artigo:

Palavras-chave: SPIRULINA NANOCARREADORES EMULSõES,

Palavras-chave: SPIRULINA NANOCARRIERS EMULSIONS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN53

Referências bibliográficas
Como citar:

BRITO, GABRIELA MOURA KUROWISKI DE; ROSA, ANA PRISCILA CENTENO DA; LUCINI, ISABELA MICHEL; HIRATA, LíGIA REZENDE; COSTA, JORGE ALBERTO VIEIRA; , ; "ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE NANOEMULSÕES PRODUZIDAS A PARTIR DE LIPÍDEO MICROALGAL", p. 1078-1084 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN53

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações