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ANÁLISE DE ERRO E MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE LUBRIFICANTES

ANÁLISE DE ERRO E MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE LUBRIFICANTES

Jesus, Rômulo Henrique Gomes de ; Oliveira, Nathan Peixoto ; Prado, Danielle Gonçalves de Oliveira ;

Artigo Completo:

A previsão de demanda é parte integrante da gestão empresarial, antecipa a função produção e auxilia na tomada de decisão financeira, comercial e operacional. Diante de sua influência e da incapacidade de se eliminar os erros inerentes, este artigo tem o intuito de, através de um estudo de caso, analisar dados históricos de vendas de uma multinacional de energia, comparando os erros de previsão de vendas da empresa com os calculados através de modelos quantitativos simples. De acordo com a acurácia obtida e um coeficiente de variação (C.V.) das vendas menor que 0,4 para os produtos estudados, constatou ser possível adotar métodos simples de previsão de vendas. Assim como, para um C.V. acima de 0,4 é possível concentrar maior atenção por parte da gerência. Como contribuição, tem-se o fato de que a implementação de modelos sofisticados de previsão de vendas nem sempre é indispensável para a obtenção de melhor acurácia na previsão de vendas, mesmo em uma organização de grande porte.

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A previsão de demanda é parte integrante da gestão empresarial, antecipa a função produção e auxilia na tomada de decisão financeira, comercial e operacional. Diante de sua influência e da incapacidade de se eliminar os erros inerentes, este artigo tem o intuito de, através de um estudo de caso, analisar dados históricos de vendas de uma multinacional de energia, comparando os erros de previsão de vendas da empresa com os calculados através de modelos quantitativos simples. De acordo com a acurácia obtida e um coeficiente de variação (C.V.) das vendas menor que 0,4 para os produtos estudados, constatou ser possível adotar métodos simples de previsão de vendas. Assim como, para um C.V. acima de 0,4 é possível concentrar maior atenção por parte da gerência. Como contribuição, tem-se o fato de que a implementação de modelos sofisticados de previsão de vendas nem sempre é indispensável para a obtenção de melhor acurácia na previsão de vendas, mesmo em uma organização de grande porte.

Palavras-chave: Administração da Produção; Análise de Erros; Planejamento e Controle da Produção; Previsão de Vendas.,

Palavras-chave: Administração da Produção; Análise de Erros; Planejamento e Controle da Produção; Previsão de Vendas.,

DOI: 10.5151/spolm2019-028

Referências bibliográficas
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Como citar:

Jesus, Rômulo Henrique Gomes de; Oliveira, Nathan Peixoto; Prado, Danielle Gonçalves de Oliveira; "ANÁLISE DE ERRO E MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PREVISÃO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE LUBRIFICANTES", p. 408-424 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-028

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