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Análise de emissões no ciclo de vida: Comparação direta entre veículos à combustão, utilizando combustíveis fósseis e renováveis, com veículos elétricos

Life cycle CO2e analysis: direct comparison between ICE vehicles, with fossil and renewable fuels, and electric vehicles

ORTOLAN, Murilo Artur Ortolan ; PEREIRA, Caroline ; PALIOTO, Edvan ; ANDRADE, Camilla Verbiski de ; CASTRO, Adriano Cardon ; MORETTI, Damian de Souza ;

Trabalho completo:

Neste trabalho, propõe-se explorar as emissões dos gases do efeito estufa de veículos com diferentes modos de propulsão e combustíveis em termos de CO2e através de uma análise de ciclo de vida. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre diversos estudos referentes a análise de ciclo de vida, que comparam veículos movidos por motores à combustão interna, com combustíveis fósseis, e veículos elétricos. Também, introduz-se uma visão relativa à utilização de etanol puro, comparando análises de ciclo de vida realizada sobre veículo elétrico produzido na China e utilizado no Brasil com veículo de mesmo porte movido à combustão, utilizando combustível renovável e fóssil. Os resultados demonstram que o veículo produzido no Brasil, com utilização pura a etanol, acaba sendo menos impactante em termos de CO2e do que o próprio veículo elétrico, mesmo utilizando uma fonte de energia elétrica de baixa intensidade de carbono, característica do Brasil. Os resultados obtidos neste estudo contribuem para o estabelecimento de estratégias e regulamentações que visem a descarbonização do setor de transporte. 

Trabalho completo:

In this work, it is proposed to explore the greenhouse gas emissions of vehicles with different powertrain and fuels in terms of CO2e through a life cycle analysis. Initially, a bibliographical review was performed on several studies regarding the life cycle analysis, which compare vehicles powered by internal combustion engines, with fossil fuels, and electric vehicles. Also, a view on the use of pure ethanol is introduced, comparing life cycle analyzes performed on electric vehicle produced in China and used in Brazil with a vehicle of the same size powered by internal combustion engine, using renewable and fossil fuel. The results demonstrate that the vehicle produced in Brazil, using pure ethanol, ends up being less impactful in terms of CO2e than the electric vehicle itself, even using a source of low carbon intensity electricity, characteristic of Brazil. The results obtained in this study contribute to the establishment of strategies and regulations that aims to decarbonize the transport sector. 

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DOI: 10.5151/simea2023-PAP65

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Como citar:

ORTOLAN, Murilo Artur Ortolan; PEREIRA, Caroline; PALIOTO, Edvan; ANDRADE, Camilla Verbiski de; CASTRO, Adriano Cardon; MORETTI, Damian de Souza; "Análise de emissões no ciclo de vida: Comparação direta entre veículos à combustão, utilizando combustíveis fósseis e renováveis, com veículos elétricos", p. 374-381 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2023-PAP65

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