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Análise de duas propostas metodológicas para a pesquisa em História do Design Gráfico

Analysis of two methodological proposals for research on History of Graphic Design

Martins, Fernanda de O.; Lima, Edna Lucia Cunha; Lima, Guilherme Cunha;

Artigo Completo:

A forte herança da História da Arte moldou as pesquisas em História do Design Gráfico ao longo do século XX. Desde os anos 1960, as novas direções ampliam as possibilidades de pesquisa. Daí ser importante que os estudos em História do Design Gráfico definam metodologias e ferramentas próprias para tratar de seu objeto. É neste sentido que comparamos os conceitos de Twyman (2008) e Farias (2014), avaliando a sua contribuição para a análise dos artefatos gráficos e os estudos em História do Design. Este artigo se insere no contexto da pesquisa “Impressos no Pará no século XIX “ que investiga os modos de produção e as referências visuais gráficas produzidas nesta Província no período. A impressão tipográfica foi introduzida tardiamente no Brasil, com a transferência da Corte Portuguesa. Sua implantação nas províncias ocorreu de maneira desigual, sob forte controle pela Corte. Ainda que não seja usual identificar a atividade de projeto gráfico no século XIX como Design, não se pode negar que os impressos produzidos são parte integrante da visualidade desta época. Até o momento são raras as pesquisas que tratam do Design nos primeiros cem anos da imprensa e dos artefatos impressos no Brasil, cujos produtos ainda são considerados “Design antes do Design”. Neste sentido, pretende-se aqui analisar se as propostas destes autores se configuram como ferramentas e metodologias do campo do Design. Os conceitos de análise gráfica propostos por Twyman (2008) articulam de forma organizada os elementos da linguagem gráfica. Por sua vez, Farias (2014) demonstra que estudos em Memória Gráfica se beneficiam das afinidades com outras disciplinas, como Cultura Material e Cultura Visual, sem deixar de lado suas características próprias. Ambos permitem a análise dos artefatos gráficos sob critérios afeitos ao Design, o que acreditamos que colaboram para a presente pesquisa em História do Design

Artigo Completo:

The research in History of Design was influenced by the strong History of Art heritage since the beginning of the twentieth century. In the 1960s, the research started to follow new directions. Hence it is important that the studies in History of Graphic Design define methodologies and tools to deal with its object. This is why we compare the concepts of Twyman (2008) and Farias (2014), assessing their contribution to the analysis of graphics artifacts and studies in History of Design. This article is in the context of the research "Printed material in Pará in the nineteenth century." This research investigates the methods of production and visual references related to print. The printing press in Brazil had a late beginning, with the transfer of the Portuguese Court in 1808. Its implementation in the provinces occurred in different ways, under strong control by the Court. Although graphic design activity is not identified the as Design in the nineteenth century, one can not deny that the printed products are part of the visuality of this time. Very little research dealing with the design in the first hundred years of the press and its artifacts occurred in Brazil, whose products are still considered "Design before Design". In this sense, the intention is to consider whether the proposals of these authors could be configured as tools and methodologies to the graphic design field. The graphical analysis, proposed by Twyman (2008), articulates the elements of graphic language in an organized manner. In turn, Farias (2014) shows that studies in Memory Graphic benefit from affinities with other disciplines such as Material Culture and Visual Culture, without forgetting its own characteristics. Both allow the analysis of graphics artifacts under Design criteria, which we believe contribute to this research and to Design History.

Palavras-chave: História do Design Gráfico, Tipografia, Memória Gráfica Brasileira, Pará,

Palavras-chave: Design History,Tipography, Brazilian Graphic Memory, Pará State.,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_79

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Como citar:

Martins, Fernanda de O.; Lima, Edna Lucia Cunha; Lima, Guilherme Cunha; "Análise de duas propostas metodológicas para a pesquisa em História do Design Gráfico", p. 938-947 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_79

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