Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise de duas propostas metodológicas para a pesquisa em História do Design Gráfico

Analysis of two methodological proposals for research on History of Graphic Design

Martins, Fernanda de O. ; Lima, Edna Lucia Cunha ; Lima, Guilherme Cunha ;

Artigo Completo:

A forte herança da História da Arte moldou as pesquisas em História do Design Gráfico ao longo do século XX. Desde os anos 1960, as novas direções ampliam as possibilidades de pesquisa. Daí ser importante que os estudos em História do Design Gráfico definam metodologias e ferramentas próprias para tratar de seu objeto. É neste sentido que comparamos os conceitos de Twyman (2008) e Farias (2014), avaliando a sua contribuição para a análise dos artefatos gráficos e os estudos em História do Design. Este artigo se insere no contexto da pesquisa “Impressos no Pará no século XIX “ que investiga os modos de produção e as referências visuais gráficas produzidas nesta Província no período. A impressão tipográfica foi introduzida tardiamente no Brasil, com a transferência da Corte Portuguesa. Sua implantação nas províncias ocorreu de maneira desigual, sob forte controle pela Corte. Ainda que não seja usual identificar a atividade de projeto gráfico no século XIX como Design, não se pode negar que os impressos produzidos são parte integrante da visualidade desta época. Até o momento são raras as pesquisas que tratam do Design nos primeiros cem anos da imprensa e dos artefatos impressos no Brasil, cujos produtos ainda são considerados “Design antes do Design”. Neste sentido, pretende-se aqui analisar se as propostas destes autores se configuram como ferramentas e metodologias do campo do Design. Os conceitos de análise gráfica propostos por Twyman (2008) articulam de forma organizada os elementos da linguagem gráfica. Por sua vez, Farias (2014) demonstra que estudos em Memória Gráfica se beneficiam das afinidades com outras disciplinas, como Cultura Material e Cultura Visual, sem deixar de lado suas características próprias. Ambos permitem a análise dos artefatos gráficos sob critérios afeitos ao Design, o que acreditamos que colaboram para a presente pesquisa em História do Design

Artigo Completo:

The research in History of Design was influenced by the strong History of Art heritage since the beginning of the twentieth century. In the 1960s, the research started to follow new directions. Hence it is important that the studies in History of Graphic Design define methodologies and tools to deal with its object. This is why we compare the concepts of Twyman (2008) and Farias (2014), assessing their contribution to the analysis of graphics artifacts and studies in History of Design. This article is in the context of the research "Printed material in Pará in the nineteenth century." This research investigates the methods of production and visual references related to print. The printing press in Brazil had a late beginning, with the transfer of the Portuguese Court in 1808. Its implementation in the provinces occurred in different ways, under strong control by the Court. Although graphic design activity is not identified the as Design in the nineteenth century, one can not deny that the printed products are part of the visuality of this time. Very little research dealing with the design in the first hundred years of the press and its artifacts occurred in Brazil, whose products are still considered "Design before Design". In this sense, the intention is to consider whether the proposals of these authors could be configured as tools and methodologies to the graphic design field. The graphical analysis, proposed by Twyman (2008), articulates the elements of graphic language in an organized manner. In turn, Farias (2014) shows that studies in Memory Graphic benefit from affinities with other disciplines such as Material Culture and Visual Culture, without forgetting its own characteristics. Both allow the analysis of graphics artifacts under Design criteria, which we believe contribute to this research and to Design History.

Palavras-chave: História do Design Gráfico, Tipografia, Memória Gráfica Brasileira, Pará,

Palavras-chave: Design History,Tipography, Brazilian Graphic Memory, Pará State.,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_79

Referências bibliográficas
  • [1] BAENA, A. L. M. 1839. Ensaio Corográfico sobre a Província do Pará. Belém: Typ. de Santos Andamp; Menor.
  • [2] BAENA, A. L. M. 1969. Compêndio das Eras da Província do Pará. Belém: Universidade Federal do Pará,
  • [3] BANHAM, R. 1975. Teoria e projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Editora Perspectiva.
  • [4] CALVERA, A e FERNANDÉZ, L, 2007. Historia e historias del diseño = Design history : the whole story. in: Experimenta: Diseño, arquitectura, comunicación, ISSN 1133-9675, Nº 57, 2007, págs. 9-10
  • [5] DEAN, W. 1989. A luta pela borracha no Brasil: um estudo da história ecológica. São Paulo: Nobel.
  • [6] DILNOT, C. 1984. The State of Design History, Part I: Mapping the Field. In: Design Issues, Vol. 1, No. 1 (Spring, 1984), pp. 4-23. The MIT Press.
  • [7] DILNOT, Clive. 2010. The State of Design History: Mapping the field I. In: LEES-MAFFEY, Grace e HOUZE, Rebeca (Org). The Design History Reader. Oxford, N.York, Berg,
  • [8] FARIAS, P. L. 2014.On graphic memory as a strategy for design history. In: BARBOSA, Helena Andamp; Calvera, Anna (Eds.) Tradition, transition, trajectories: major or minor influences? Proceedings of the 9th International Committee for Design History and Design Studies]. Aveiro: UA Editora.
  • [9] HESKETT, J. 1997. Desenho industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.
  • [10] HOLANDA, S. B. 1978. História Geral da Civilização Brasileira – Tomo II – O Brasil Monárquico, 2º volume. Rio de Janeiro: DIFEL.
  • [11] KONDER, L. 1998 Memória e liberdade. O GLOBO, Domingo, 04 de janeiro de 1998 p.7
  • [12] LEAL, P J P. 1859. Memória sobre os acontecimentos políticos que tiveram lugar no Pará em 1822-1823. In: Revista Trimensal do Instituto Histórico do Brasil, nº 22, Rio de Janeiro: Typ. Imparcial de J. M. N. Garcia.
  • [13] MADUREIRA, J. F. 1822. Despotismo desmascarado ou a verdade denodada, Lisboa: Typografia de Desiderio Marques Leão, 1822. Acessado em 17 de fevereiro de 2012.
  • [14] MARGOLIN, Victor. 2010. Design History ot Design Studies: Subject Matter and Methods in: LEES-MAFFEY, Grace e HOUZE, Rebeca (Org). The Design History Reader. Oxford, N.York, Berg.
  • [15] MARGOLIN, V. 2012. "Brazilian Graphic Design in the ‘20s and ‘30s: Modernism and Modernity", p. 447-450. In: Farias, Priscila Lena; Calvera, Anna; Braga, Marcos da Costa Andamp; Schincariol, Zuleica (Eds.). Design frontiers: territories, concepts, technologies[=ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History Andamp; Design Studies]. São Paulo: Blucher, 2012. São Paulo: Blucher, 2014. ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-212-0692-7 DOI 10.5151/design-icdhs-099
  • [16] MEGGS, P. B. 1994. Methods and Philosophies in Design History Research. In: Memórias X Reunion de Diseño Gráfico. Puebla: Universidad de las Américas.
  • [17] MEGGS, P. B. 2013. De onde viemos para onde vamos. In: HELLER, Steven e PETIT, Ellinor. Design em diálogo. São Paulo: Cosac Naify,
  • [18] MEIRELLES, J. C. S. 2004. Livro de Ouro da Amazônia, Rio de Janeiro: Ediouro.
  • [19] MELVILLE, H. 1963. Cultural antropology, New York: Knoph.
  • [20] PROWN, J. 1982. Mind in Matter: an introduction to material Culture Theory and Method. Winterthur: Portfolio 17:1 (Spring 1982):1-2.
  • [21] PEVSNER, N. 1980. Os Pioneiros do Desenho Moderno: de William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes.
  • [22] RAIOL, D. A.1905. Motins Políticos, ou historia dos principaes acontecimentos políticos da história da Província do Pará; desde o anno de 1821 até 1835
  • [23] TWYMAN, M. 2008. The long-term significance of printed efemera. RBM: A Journal of Rare Books, Manuscripts, and Cultural Heritage, 9 (1). pp. 19-57. ISSN 2150-668X
  • [24] TWYMAN, M. 1979 A Schema for the Study of Graphic Language. KOLERS, P.A. Andamp; WROSTAD, M.E. Andamp; BOUMA, H. (Eds.), In: The Processing of Visible Language, vol. 1, Plenum, New York, pp. 117–150. 1979.
  • [25] TWYMAN, M. 1982. The graphic presentation of language. In: Information Design Journal, 3/1, pp. 2-22.
  • [26] TWYMAN, M. 1985. Using pictorial language: a discussion of the dimensions of the problem. In T.M.Dufty and R. Waller (eds.) Designing usable texts. Orlando, Florida: Academic Press.
  • [27] WALKER, J. A. 1989. Design history and the history of design. London: Pluto Press.
Como citar:

Martins, Fernanda de O.; Lima, Edna Lucia Cunha; Lima, Guilherme Cunha; "Análise de duas propostas metodológicas para a pesquisa em História do Design Gráfico", p. 938-947 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_79

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações