Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO DE IMPELIDOR DE INDUÇÃO GASOSA QUANTO AO KLA E TEMPO DE MISTURA

ANALYSIS OF GAS-INDUCING IMPELLER CONFIGURATION REGARDING THE KLA AND MIXING TIME

MAZZIERO, VÍTOR TEIXEIRA ; CERRI, MARCEL OTáVIO ; SCONTRI, MATEUS ;

Artigo:

Os testes foram realizados utilizando duas configurações de impelidores, uma com o impelidor indutor de gás (gas-inducing impeller), impresso em impressora 3D, baseado visualmente no impelidor EKATO® Gasjet, juntamente com o impelidor Rushton (RT+IIG) e outra com dois impelidores Rushton (RT2x). Foram realizadas correlações para determinação da vazão de gás induzida (Q) e kLa para cada rotação (N) na configuração RT+IIG utilizando modelos encontrados na literatura para impelidor de geometria semelhante. Os testes de determinação do coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio (kLa) foram realizados com a configuração RT2x nas vazões de 1,0 e 0,5 vvm e rotações de 200-1000 rpm e com a configuração de RT+IIG nas rotações de 400-1000 rpm sem aeração do meio. Os resultados demonstraram um aumento de kLa nas rotações testadas para a configuração RT+IIG devido a vazão variável de gás induzida, enquanto que a configuração RT2x, com vazão de ar de 1,0 vvm, uma região sem variação é observada entre 800 e 1000 rpm devido a vazão fixa de ar aplicada. Para o tempo de mistura, os efeitos da indução de gás foram observados em 400 rpm na configuração RT+IIG, em que o tempo foi igual a configuração RT2x, embora nas outras rotações tenha se mostrado inferior na homogeneização. O material (PLA) provou-se resistente aos testes realizados e a impressão 3D mostrou-se viável para a construção de protótipos.

Artigo:

Palavras-chave: IMPELIDOR DE INDUçãO GASOSA, TRANSFERêNCIA DE OXIGêNIO, ROTAçãO CRíTICA, AERAçãO, BIORREATOR TANQUE AGITADO,

Palavras-chave: GAS-INDUCING IMPELLER, OXYGEN TRANSFER, CRITICAL SPEED, AERATION, STIRRED TANK BIOREACTOR,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP35

Referências bibliográficas
Como citar:

MAZZIERO, VÍTOR TEIXEIRA; CERRI, MARCEL OTáVIO; SCONTRI, MATEUS; "ANÁLISE DE CONFIGURAÇÃO DE IMPELIDOR DE INDUÇÃO GASOSA QUANTO AO KLA E TEMPO DE MISTURA", p. 3024-3030 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP35

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações