Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.

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Análise das propriedades físico-químicas de misturas de metanol e etanol para aplicações em motores flex.

Physical-chemical properties analyses of methanol-ethanol blends for flex-fueled engines applications

CRUZ, Diego Fernando Andretta ; MASCARENHAS, Giovana Paulatti Rebellato ; SILVA, Ederson Gomes da ; DUQUE, Edson Luciano ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

O etanol é predominante utilizado na frota de veículos flexíveis do Brasil na forma de álcool etílico hidratado (AEHC). No entanto, combustíveis suspeito, que muitas vezes envolve a adição de etanol anidro, metanol ou água ao etanol hidratado, representa preocupações significativas. As diferenças na estrutura molecular entre o metanol e o etanol resultam em variações distintas no comportamento da combustão; especificamente, o metanol apresenta um maior calor de vaporização e menor conteúdo energético por volume em comparação ao etanol. Essas diferenças levam a eventos de combustão consideravelmente alterados, caracterizados por aumento de temperatura e pressão, criando um ambiente altamente corrosivo devido tanto às condições elevadas quanto às propriedades químicas do metanol. Tais mudanças ressaltam os riscos associados aos combustíveis suspeitos, que podem afetar negativamente o desempenho dos veículos, a economia de combustível e a durabilidade do motor. Esta pesquisa visa realizar uma análise abrangente das propriedades físico-químicas do etanol e do metanol, propondo um método para criar um combustível misto que alcance um equilíbrio razoável para imitar o comportamento do etanol hidratado puro, dificultando assim a detecção por meio de testes de campo padrão.

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Ethanol is predominantly utilized in the Brazilian flex-fueled fleet as hydrated ethyl alcohol fuel (HEAF). However, suspect fuel, which often involves the addition of anhydrous ethanol, methanol, or water to hydrated ethanol, poses significant concerns. The molecular structure differences between methanol and ethanol result in distinct variations in combustion behavior, specifically, methanol exhibits a higher heat of vaporization and lower energy content per volume compared to ethanol. These differences lead to considerably altered combustion events characterized by increased temperature and pressure, creating a highly corrosive environment due to both the elevated conditions and the chemical properties of methanol. Such changes underscore the risks associated with suspect fuel, which can adversely affect vehicle performance, fuel economy, and engine durability. This research aims to conduct a comprehensive analysis of the physical-chemical properties of ethanol and methanol, proposing a method to create a blended fuel that achieves a reasonable balance to mimic the behavior of pure hydrated ethanol, thereby minimizing detection through standard fuel field tests. Keywords: Combustion, Methanol, Suspect Ethanol, Flex-Fuel, Fuel Properties

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP102

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Como citar:

CRUZ, Diego Fernando Andretta; MASCARENHAS, Giovana Paulatti Rebellato; SILVA, Ederson Gomes da; DUQUE, Edson Luciano; "Análise das propriedades físico-químicas de misturas de metanol e etanol para aplicações em motores flex.", p. 533-537 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP102

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