Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Trabalho Epidemiológico - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Análise da sobrevida global de pacientes com câncer colorretal em um hospital de referência em Goiás

Análise da sobrevida global de pacientes com câncer colorretal em um hospital de referência em Goiás

Clementino, Lara Karoline Camilo ; Dib , Ana Vitoria Rocha Elias ; Lemos , Luisa Oliveira ; Ascari , Martina ; Figueiredo, Ana Vitória Suet Moraes Volpini ;

Trabalho Epidemiológico:

"INTRODUÇÃO: O câncer colorretal (CCR) é a terceira neoplasia maligna maiscomumente diagnosticada e a quarta principal causa de morte por câncer.Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para os anos de 2018-2019, estáestimado um risco de 16,83 casos novos a cada 100 mil homens e 17,9 casos paracada 100 mil mulheres. O CCR é uma doença multifatorial influenciadaprincipalmente por causas genéticas, ambientais e relacionados ao estilo devida. As propriedades anatomopatológicas do tumor influenciam diretamente emseu estadiamento, na escolha do tratamento a ser empregado no paciente e emsua sobrevida. OBJETIVOS: Avaliar a sobrevida em cinco anos de pacientes comcarcinomas colorretais em um centro de referência oncológico de Goiás.MÉTODOS: Esse é um estudo epidemiológico, descritivo, com análise de dados de192 prontuários de pacientes com carcinoma colorretal, diagnosticados noHospital Araújo Jorge (HAJ), em Goiânia, entre o período de 2009 e 2010. Comonão houve contato direto com o paciente, a aplicação do Termo de ConsentimentoLivre e Esclarecido foi dispensada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A análiseestatística, a tabulação dos dados e a plotagem dos gráficos de sobrevidaforam realizadas pelo programa GraphPad Prism 4®. As curvas de sobrevida foramconfeccionadas pelo método de Kaplan-Meier e as curvas comparadas pelo testede log rank. RESULTADOS: No presente estudo, dos 192 pacientes analisados, 103(54%) eram do sexo feminino e 89 (46%) do sexo masculino. A idade média aodiagnóstico analisada foi de 59 anos. A maioria dos tumores encontradoslocalizavam-se na junção retossigmóide e sigmoide 80 (42%) e foramclassificados como estágio II A (T3 N0 M0). Em relação à sobrevida, 55 (29%)dos pacientes evoluíram vivos com a doença, 68 (35%) vivos sem a doença e 69(36%) foram a óbito. A sobrevida global em 5 anos encontrada foi de 53,1%.CONCLUSÕES: Nesse trabalho houve uma maior incidência de casos no sexofeminino e foram encontrados casos com uma menor idade ao diagnóstico etumores em estágios mais avançados, o que explica o alto número de óbitos, bemcomo a pior sobrevida descrita."

Trabalho Epidemiológico:

_

Palavras-chave: _,

Palavras-chave: _,

DOI: 10.5151/cesmed2019-10

Referências bibliográficas
  • [1] _
Como citar:

Clementino, Lara Karoline Camilo ; Dib , Ana Vitoria Rocha Elias; Lemos , Luisa Oliveira ; Ascari , Martina; Figueiredo, Ana Vitória Suet Moraes Volpini; "Análise da sobrevida global de pacientes com câncer colorretal em um hospital de referência em Goiás", p. 47-48 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-10

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações