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ANÁLISE DA QVT EM CENTROS ACADÊMICOS DE UMA IES PÚBLICA A PARTIR DO EMPREGO DO MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP)

ANÁLISE DA QVT EM CENTROS ACADÊMICOS DE UMA IES PÚBLICA A PARTIR DO EMPREGO DO MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP)

Entringer, Tulio Cremonini; Freitas, André Luís Policani;

Artigo Completo:

Atualmente, o cenário em que as instituições estão inseridas é marcado pela alta competitividade e fortes mudanças, as quais afetam diretamente a vida do trabalhador. Dessa forma, a constante busca pela sobrevivência e pelo avanço da produtividade das organizações pode ser marcada por diferentes formas de precarização do trabalho, gerando assim, repercussões nocivas aos indivíduos. Nesse contexto, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando cada vez mais destaque dentro das organizações, bem como nos meios acadêmicos, que visam entender tais situações. Desejando contribuir para esta problemática, este artigo apresenta um estudo experimental, em uma IES pública, com o objetivo de identificar o Centro Acadêmico crítico em termo do grau desempenho da QVT na Universidade, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos, a partir do emprego do Método de Análise Hierárquica (AHP). Como resultados, sugere-se que o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) deve ser priorizado em prol da melhoria da qualidade de vida na IES. Da mesma forma, através dos julgamentos, foi possível observar que a dimensão “Compensação Justa e Adequada”, é o critério de maior preocupação quanto ao grau de desempenho da QVT. Vale destacar que todas as matrizes de julgamentos foram consideradas consistentes.

Artigo Completo:

Atualmente, o cenário em que as instituições estão inseridas é marcado pela alta competitividade e fortes mudanças, as quais afetam diretamente a vida do trabalhador. Dessa forma, a constante busca pela sobrevivência e pelo avanço da produtividade das organizações pode ser marcada por diferentes formas de precarização do trabalho, gerando assim, repercussões nocivas aos indivíduos. Nesse contexto, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem ganhando cada vez mais destaque dentro das organizações, bem como nos meios acadêmicos, que visam entender tais situações. Desejando contribuir para esta problemática, este artigo apresenta um estudo experimental, em uma IES pública, com o objetivo de identificar o Centro Acadêmico crítico em termo do grau desempenho da QVT na Universidade, segundo a percepção dos servidores técnico-administrativos, a partir do emprego do Método de Análise Hierárquica (AHP). Como resultados, sugere-se que o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) deve ser priorizado em prol da melhoria da qualidade de vida na IES. Da mesma forma, através dos julgamentos, foi possível observar que a dimensão “Compensação Justa e Adequada”, é o critério de maior preocupação quanto ao grau de desempenho da QVT. Vale destacar que todas as matrizes de julgamentos foram consideradas consistentes.

Palavras-chave: Método de Análise Hierárquica; Qualidade de Vida no Trabalho; Instituições de Ensino Superior; Servidores técnico-administrativos.,

Palavras-chave: Método de Análise Hierárquica; Qualidade de Vida no Trabalho; Instituições de Ensino Superior; Servidores técnico-administrativos.,

DOI: 10.5151/spolm2019-025

Referências bibliográficas
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Como citar:

Entringer, Tulio Cremonini; Freitas, André Luís Policani; "ANÁLISE DA QVT EM CENTROS ACADÊMICOS DE UMA IES PÚBLICA A PARTIR DO EMPREGO DO MÉTODO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP)", p. 361-376 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-025

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