Resumo - Open Access.

Idioma principal

Análise da qualidade dos serviços educacionais prestados na educação infantil de acordo com a expectativa dos gestores, professores e pais

Moura, Irene Antônia de ; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado ; Sadoyama, Geraldo Leal ;

Resumo:

As constantes mudanças e evoluções sociais tem levado o consumidor a ficar cada vez mais exigente com relação à qualidade dos serviços prestados, principalmente na área educacional. Fator que tem contribuído para que as pessoas procurem instituições de ensino que ofereçam esses serviços com qualidade. Analisando esse contexto foi realizada uma pesquisa cujo objetivo é mensurar e discutir a qualidade dos serviços educacionais ofertados na Educação infantil de acordo com a expectativa e a percepção dos gestores, professores e pais da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante do Distrito Federal. Trata-se de uma de pesquisa com abordagem quantitativa, descritiva, exploratória, explicativa, transversal, bibliográfica e documental, teórica e aplicada. Foram descritos os dispositivos legais que garantem e norteiam uma escola de qualidade; definição de serviços, qualidade em serviços, serviços educacionais, expectativa e percepção. Para realizar a coleta de dados foi utilizada a escala SERVQUAL, instrumento elaborado por três pesquisadores norte americanos para mensurar a qualidade em serviços. Para esta pesquisa na área educacional a escala foi adaptada de acordo com um documento denominado Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Com este projeto de pesquisa espera-se que os resultados alcançados auxiliem os grupos envolvidos a desenvolver um trabalho pedagógico eficaz e preciso com o intuito de melhorar o setor que mais necessita de atenção, e assim prestar serviços educacionais de qualidade.

Resumo:

Palavras-chave: Percepção. Expectativa. Qualidade em serviços educacionais,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res008

Referências bibliográficas
Como citar:

Moura, Irene Antônia de; Sadoyama, Adriana dos Santos Prado; Sadoyama, Geraldo Leal; "Análise da qualidade dos serviços educacionais prestados na educação infantil de acordo com a expectativa dos gestores, professores e pais", p. 239-240 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações