Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS E METANO A PARTIR DA VINHAÇA GERADA EM PEQUENAS FÁBRICAS DE AGUARDENTE E CACHAÇA

Serufo, Carla Vieira ; Souza, Cláudio Leite de ; Morais, Sthephanny Walery Pereira ; Souza, Elias Soares de ;

Artigo Completo:

O objetivo da presente pesquisa foi analisar o potencial da produção de biogás e metano a partir da biodigestão anaeróbia da vinhaça gerada em pequenas propriedades rurais de produção de aguardente artesanal. A tecnologia de biodigestão anaeróbia da vinhaça é uma oportunidade de tornar o processo produtivo mais sustentável, visto que é um investimento em fontes alternativas e descentralizadas de geração de energia. A implantação da tecnologia, portanto, exige cuidados técnicos tais como a motivação do empreendedor em investir no sistema levando-se em consideração a segurança ambiental e a sustentabilidade de sua produção. Foram realizadas análises laboratoriais para avaliação de geração de biogás e metano, a partir da montagem de testes de biodegradabilidade anaeróbia e análise de concentração metanogênica por meio de tecnologia de bancada infravermelha. Foram levados em consideração suas características peculiares - alta taxa de matéria orgânica e baixo pH - e a composição do biogás gerado - elevada produção de gás sulfídrico. Desta maneira, foi possível observar as dificuldades implícitas relativas à essas características e prever possíveis complicações operacionais do sistema. O alto pH da vinhaça exige um ajuste, por meio de algum composto químico, de modo que torne o meio ideal e não inóspito ao trabalho bacteriano (pH=7). A alta taxa de produção de sulfeto, em concentrações tóxicas e prejudiciais aos seres humanas, necessita de um tratamento e purificação do biogás gerado, além de comprometer a integridade dos equipamentos do sistema (biodigestor e motor de geração), por possuir elevada característica corrosiva. Tais resultados indicam para uma maior complexidade da utilização da tecnologia, aumentando, dessa maneira, seus custos de instalação e operação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: biodigestão anaeróbia, vinhaça, aguardente artesanal, biogás, metano,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-112

Referências bibliográficas
  • [1] ANEEL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Banco de Informações da Geração do Brasil. Disponível em: < http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/ capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm >. Acesso em 18 de eoutubro 2016.
  • [2] ANEEL. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Legislação/ Regulamentação, referências disponíveis no sítio na internet: http://www.aneel.gov.br . Acesso em 02 de outubro de 2016
  • [3] FEAM. Cachaça de alambique. Manual de boas práticas ambientais e de produção. 2005 FEAM. FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. Guia Técnico Ambiental de Biogás na Agroindústria. Belo Horizonte, 2015. FERNANDES, F. R. C.; LUZ, A. B.; MATOS, G. M. M. CASTILHOS, Z. C.Tendências Tecnológicas Brasil 2015: Geociências e Tecnologia Mineral- Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2007.
  • [4] GOSTELOW, P.; PARSONS, S.A. Hydrogen sulphide measurement. In: STUETZ, R.; FRECHEN, F.B. Odours in wastewater treatment: Measurement, modelling and control. London: IWA Publishing, 2001. 437p.
  • [5] GOSTELOW, P.; PARSONS, S.A.; STUETZ, R.M. Odour measurements for sewage treatment works. Water Research, v.35, n.3, p.579–597, 2001.
  • [6] LANGE, L.C.; SIMÕES, G.F.; FERREIRA, C.F.A.; SANTANA, D.W.E.A.; GARCIA, L.N. Estudo comparativo de metodologias para análises físico-químicas de resíduos sólidos urbanos. In: CASTILHOS JR., A.B.; LANGE, L.C.; GOMES, L.P.; PESSIN, N. (Organ.). Alternativas de disposição de resíduos sólidos urbanos para pequenas comunidades. Rio de Janeiro: ABES, Projeto PROSAB, 2002. 104p.
  • [7] MCCARTNEY, D. M., OLESZKIEWICZ, J. A., Sulfideinhibition of anaerobic degradation of lactate and acetate, Water Research.,Vol. 25 (2), pp. 203-209, 1991.
  • [8] MTE. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Manual de Procedimentos para Auditoria no Setor Saneamento Básico. Secretaria de Inspeção do Trabalho.Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho. Novembro de 2002
  • [9] SANTOS, P. Guia Técnico de Biogás. CCE - Centro para a Conservação de Energia, Portugal, 2000.
  • [10] SILVA, S. S. F. 1; C NDIDO, G. A. Matriz energética limpa e renovável: um desafio para o Planejamento Energético Nacional e uma oportunidade para a Região Nordeste do Brasil. Revista Espacio, Caracas, Venezuela.Vol. 36 (Nº 15) Ano 2015tugal, 2000
Como citar:

Serufo, Carla Vieira; Souza, Cláudio Leite de; Morais, Sthephanny Walery Pereira; Souza, Elias Soares de; "ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS E METANO A PARTIR DA VINHAÇA GERADA EM PEQUENAS FÁBRICAS DE AGUARDENTE E CACHAÇA", p. 1117-1127 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-112

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações