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Análise da presença e do uso de um imaginário amazônico em produtos artesanais de mercados colaborativos locais

Analysis of the presence and use of an Amazonian imaginary in artisanal products in local collaborative markets

Santos, Carolayne Mourão dos ; Santos, João Roberto dos ; Fernandez, Keila Vasconcelos ; Monteiro, Maria Gabriella Vilhena ;

Artigo:

em-se como objetivo esclarecer como se dá a inserção do imaginário amazônico em produtos criados por artesãos para comercialização em dois mercados colaborativos: Beirando a Moda e Samaúma Artesanato da Amazônia, localizados em Belém-PA. Essa manifestação é materializada em elementos que simbolizam a identidade da região, baseados em referências da cultura popular. O trabalho tem como fundamentações teóricas autores como Paes Loureiro (2007;2015), Hall (2000), Durand (2000), Silva (2012), Wunenburger (2007), dentre outros, para compreender o imaginário amazônico, sua atuação no cenário tradicional e sua relação com contemporâneo. Foram abordados estudos sobre projeto no design, semiótica aplicada em projetos, além de coletas de informações por meio de pesquisa qualitativa-descritiva, com base na pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas que auxiliaram durante a análise. A análise possibilitou observar como cada artesão trabalha suas experiências imagéticas e poéticas na construção de produtos simbólicos.

Artigo:

The objective is to clarify how the amazonian imaginary is included in products created by arties for commercialization in two collaborative markets: Beirando a Moda and Samaúma Artesanato da Amazônia, located in Belém do Pará. This manifestation is materialized in elements that symbolize the identity of the region, based on references of popular culture. The work has as theoretical foundations authors such as Paes Loureiro (2007;2015), Hall (2000), Durand (2000), Silva (2012), Wunenburger (2007), among others; to understand the Amazonian imaginary, its performance in the traditional setting and its relationship with contemporary. Are approached studies on project design, semiotics applied in projects, in addition to information collection through qualitative-descriptive research, based on documentary research and semi-structured interviews that assisted during the analysis. The analysis made it possible to observe how each artisan works his imagery and poetic experiences in the construction of symbolic products.

Palavras-chave: Imaginário; Amazônia; Produtos Artesanais; Mercados colaborativos,

Palavras-chave: Imaginary; Amazon; Artisanal Products; Collaborative Market,

DOI: 10.5151/jopdesign2022-38

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Como citar:

Santos, Carolayne Mourão dos; Santos, João Roberto dos; Fernandez, Keila Vasconcelos; Monteiro, Maria Gabriella Vilhena; "Análise da presença e do uso de um imaginário amazônico em produtos artesanais de mercados colaborativos locais ", p. 287-298 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2022-38

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