Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS A PARTIR DE NANOFIBRAS ELETROFIADAS DE CELULOSE REGENERADA

ANALYSIS OF DRUG RELEASE FROM REGENERATED CELLULOSE NANO-FIBERS OF ELECTROSPINNING

BARBOSA, GABRIEL SANTIAGO ; SILVEIRA, JOãO VINíCIUS W. DA ; FRANçA, MáRCIA GABRIELE SOARES ; PEREIRA, PRISCILA DOS SANTOS ; , ;

Artigo:

O desenvolvimento de nanoestruturas orgânicas vem crescendo cada vez mais devido as suas diversas aplicabilidades. Dentre estas encontra-se as nanofibras de celulose que podem vir a ser útil nas áreas da saúde devido suas características. Alguns fármacos como clorexidina e tetraciclina que, mesmo em baixas concentrações, podem inibir a proliferação de bactérias podem ser aplicados em nanofibras de modo a terem um controle na quantidade de fármaco liberado. Com isso o estudo da liberação de alguns desses fármacos se faz necessário e dessa forma o presente trabalho tem por objetivo acompanhar a liberação em água ao longo do tempo bem como quantificar a quantidade de fármaco liberado. Para isso foi utilizado fibras de 0,5x0,5 in² impregnadas com tetraciclina e clorexidina, ambas com 2% (2 g/100 mL). Após uma série de ensaios foi possível obter após 1 hora de liberação valores de concentração em torno de 0,0095% para a clorexidina e 0,005%. E obteve-se também uma massa de 0,039 g e 0,08 g para a clorexidina e tetraciclina, respectivamente. Desse modo, o estudo comprovou que a liberação ocorre de forma gradual podendo assim realizar novos ensaios de liberação em diferentes soluções.

Artigo:

Palavras-chave: NANOFIBRAS; CLOREXIDINA; TETRACICLINA,

Palavras-chave: NANO-FIBERS; CHLORHEXIDINE; TETRACYCLINE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN56

Referências bibliográficas
Como citar:

BARBOSA, GABRIEL SANTIAGO; SILVEIRA, JOãO VINíCIUS W. DA; FRANçA, MáRCIA GABRIELE SOARES; PEREIRA, PRISCILA DOS SANTOS; , ; "ANÁLISE DA LIBERAÇÃO DE FÁRMACOS A PARTIR DE NANOFIBRAS ELETROFIADAS DE CELULOSE REGENERADA", p. 1099-1105 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN56

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações