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ANÁLISE DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NO LABORATÓRIO ABERTO DE BRASÍLIA

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Jorge, Jéssica Mendes ; Firmino, Alice Thadeu ; Santos, Andrea Cristina dos ; , ;

Article:

A formação de profissionais que possam ser agentes de mudança na sociedade é enfatizada na literatura como fundamental para o desenvolvimento de um país. Desta forma, há um movimento das instituições de ensino para sair da abordagem tradicional e estimular um processo de aprendizado baseado na construção de conhecimento por meio da aplicação prática. Laboratórios de fabricação digital tem surgido nas instituições de ensino superior, em especial àquelas ligadas ao ensino de engenharia, utilizando as tecnologias de impressão 3D, permitindo a prototipagem de soluções para os problemas apresentados. Contudo, apesar da expansão da aplicação da impressão 3D no ensino, a mesma nem sempre vem acompanhada de uma metodologia de ensino. Neste contexto, este artigo discorre sobre um estudo de caso de como e onde a impressão 3D vem sendo aplicada no ensino de engenharia da Universidade de Brasília.

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Palavras-chave: impressão 3D; ensino de engenharia; manufatura aditiva; laboratório aberto,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-69

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Como citar:

Jorge, Jéssica Mendes; Firmino, Alice Thadeu; Santos, Andrea Cristina dos; , ; "ANÁLISE DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NO LABORATÓRIO ABERTO DE BRASÍLIA", p. 946-956 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-69

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