Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ANÁLISE DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NO LABORATÓRIO ABERTO DE BRASÍLIA

-

Jorge, Jéssica Mendes; Firmino, Alice Thadeu; Santos, Andrea Cristina dos; , ;

Article:

A formação de profissionais que possam ser agentes de mudança na sociedade é enfatizada na literatura como fundamental para o desenvolvimento de um país. Desta forma, há um movimento das instituições de ensino para sair da abordagem tradicional e estimular um processo de aprendizado baseado na construção de conhecimento por meio da aplicação prática. Laboratórios de fabricação digital tem surgido nas instituições de ensino superior, em especial àquelas ligadas ao ensino de engenharia, utilizando as tecnologias de impressão 3D, permitindo a prototipagem de soluções para os problemas apresentados. Contudo, apesar da expansão da aplicação da impressão 3D no ensino, a mesma nem sempre vem acompanhada de uma metodologia de ensino. Neste contexto, este artigo discorre sobre um estudo de caso de como e onde a impressão 3D vem sendo aplicada no ensino de engenharia da Universidade de Brasília.

Article:

-

Palavras-chave: impressão 3D; ensino de engenharia; manufatura aditiva; laboratório aberto,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-69

Referências bibliográficas
  • [1] ABDULWAHED, M. Technology Innovation and Engineering Education and Entrepreneurship (TIEE) in Engineering Schools: Novel Model for Elevating National Knowledge Based Economy and Socio-Economic Sustainable Development. Sustainability v. 9, n. 171, 2017.
  • [2] COOK, K. L., BUSH, S.B., COX, R. Creating a prosthetic hand: 3D printers innovate and inspire and maker movement, Sci. Child 53 (2015) 80–86.
  • [3] DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
  • [4] FAB LAB site, http://www.fabfoundation.org/index.php/fab-labs/index.html. Acesso em 15 de setembro de 2017. LABORATÓRIOS ABERTOS. SENAI. 2015. site: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/inovacao-e-tecnologia/laboratorios-abertos-senai/laboratorios-abertos-senai-quem-somos/
  • [5] FORD, S., MINISHALL, T. Invited review article: Where and how 3D printing is used in teaching and education. Additive Manufacturing, v. 19 n. 1, p. 131-150, 2019.
  • [6] GERSHENFELD, N. Fab: the coming revolution on your desktop -from personal computers to personal fabrication. Basic Books, 2008.
  • [7] GONZALES, M. A. C. Ferramenta para concepção, projeto e operação de espaços para ensino de engenharia que incentivem a criatividade e a inovação. Dissertação. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2016. 225p.
  • [8] GRECU, V.; DENIS, C. Benefits of entrepreneurship education and training for engineering students. In: MATEC Web of Conference 121, 12, 2017.
  • [9] HULEIHIL, M. 3D printing technology as innovative tool for math and geometry teaching applications, 5th Glob. Conf. Mater. Sci. Eng. (2017).
  • [10] RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, p. 23-32, 2008.
  • [11] RIBEIRO, L. R.C. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Tese de Doutorado da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
  • [12] TAKS, M.; TYNJALA, P.; TODING, M. Engineering Students' Experiences in Studying Entrepreneurship. Journal of Engineering Education, v. 103, n. 4, p. 573-598, 2014.
  • [13] ZIMMERMANN, A. C. Proposição de ambiente de aprendizagem ativa: Laboratório Aberto de Brasília. 2018. 155 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Como citar:

Jorge, Jéssica Mendes; Firmino, Alice Thadeu; Santos, Andrea Cristina dos; , ; "ANÁLISE DA IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE ENGENHARIA: UM ESTUDO DE CASO NO LABORATÓRIO ABERTO DE BRASÍLIA", p. 946-956 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-69

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações