Julho 2016 vol. 2 num. 7 - 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Análise da função renal de pacientes submetidos ao tratamento com Everolimo comparada com os que não utilizam esse medicamento após transplante hepático, em Blumenau-SC.

NOGARA, Marcelo Augusto Scheidemantel ; LINHARES, Ana Carolina de ; ANDRADE, Beatriz Bandeira de ; CAMIERCHCKI, Charlles ; SARTORI, Geovana Penteado ;

Artigo:

O estudo comparou a função renal de pacientes submetidos à terapia de imunossupressão com Everolimo e pacientes que não utilizaram o medicamento, fazendo o uso apenas de outros imunossupressores após transplante hepático. Este estudo foi realizado no período de janeiro de 2014 à dezembro de 2015 no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, Santa Catarina. Foram obtidos dados de prontuários de 12 pacientes que utilizaram Everolimo e 23 pacientes não submetidos à droga. Os pacientes responderam a um termo de consentimento antes da inclusão. As variáveis analisadas foram: idade, sexo, raça, imunossupressor(es) em uso, nível de creatinina sérica e existência ou não de rejeição ao órgão transplantado. Para determinação da função renal foi calculada a taxa de filtração glomerular (TFG) pela fórmula MDRD, através do programa QxMD Software. Nos pacientes que fizeram uso de Everolimo, a média da TGF foi de 73,18 mL/m in/1,73m², sendo o maior valor 198 mL/min/1,73m², e 20 mL/min/1,73m² o menor. Enquanto nos pacientes que não utilizaram esse medicamento, e que fizeram o uso de imunossupressores de outras classes (Inibidores da Calcineurina ou agentes antimetabólicos), a média da TFG foi de 69,19 mL/min/1,73m², sendo o valor mínimo encontrado 31 mL/min/1,73m² e máximo 124mL/min/1,73m². Durante o estudo não foi observada relação entre a terapia imunossupressora de escolha e a rejeição ao órgão transplantado. Em conclusão, pacientes submetidos à imunoterapia com Everolimo após transplante hepático apresentaram melhor preservação da função renal em comparação ao grupo que não utilizou o imunossupressor, segundo o índice da taxa de filtração glomerular.

Artigo:

Palavras-chave: imunossupressores; transplante hepático; taxa de filtração glomerular,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458434895

Referências bibliográficas
Como citar:

NOGARA, Marcelo Augusto Scheidemantel; LINHARES, Ana Carolina de; ANDRADE, Beatriz Bandeira de; CAMIERCHCKI, Charlles; SARTORI, Geovana Penteado; "Análise da função renal de pacientes submetidos ao tratamento com Everolimo comparada com os que não utilizam esse medicamento após transplante hepático, em Blumenau-SC.", p. 37-39 . In: In Anais do 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica [=Blucher Medical Proceedings, n.7, v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458434895

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações