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Análise da Eficiência Energética de Veículos Equipados com Motores Diesel

A Mathematical Approach of Fuel Efficiency for Vehicles Equipped With Diesel Engines

MARINI, DOUGLAS ; ANTÔNIO, ARMANDO ; KASSAB, FUAD ;

Artigo:

Nos últimos anos, o esforço despendido pelas empresas automotivas para disponibilizar um produto cada vez mais eficiente para os seus clientes e que preserve o meio ambiente comprovou a importância de se explorar novas técnicas que visam maximizar a eficiência energética do veículo. Além da implementação de novas tecnologias como a dos veículos híbridos (HEVs), a dos movidos a célula de combustível (FCVs) e também os puramente elétricos (EVs), muitos sistemas de assistência de condução ao motorista foram desenvolvidos pelas empresas automotivas nas últimas décadas com o intuito de melhorar a eficiência energética de seus produtos movidos a motor de combustão interna. Um dos principais fatores que afetam o consumo de combustível de um veículo é a forma como o mesmo é operado. Isso se intensifica nas aplicações com transmissão manual, onde além do controle da aceleração do veículo, o motorista também é responsável pela dinâmica da transmissão. O objetivo deste estudo é fornecer uma análise da eficiência energética via simulação de um veículo equipado com motor Diesel durante aceleração positiva, e também fornecer a trajetória ótima do torque do motor que maximiza a sua eficiência energética para um percurso definido através da aplicação da teoria do Princípio Mínimo de Pontryagin.

Artigo:

In the last years, the effort spent by automotive companies to deliver a most profitable product to their customers and that preserves the environment has proved the importance of exploiting new methods for maximizing the vehicle fuel efficiency. Besides the implementation of new technologies as hybrid electric vehicles (HEVs), fuel cell vehicles (FCVs) and pure electric vehicles (EVs), several driver assistance systems were developed by automotive companies in the last decades with the aim of improving the fuel efficiency of vehicles equipped with internal combustion engines. One of the main factors that affects the vehicle fuel efficiency is the way that it is driven, mainly for applications with manual transmission, where besides the vehicle acceleration control the driver is also responsible for the transmission dynamics. The purpose of this study is to provide a fuel efficiency analysis via simulation of a vehicle equipped with Diesel engine during positive accelerations and also provide the optimal engine torque path that maximizes the its fuel efficiency for a defined trajectory through the application of Pontryagin Minimum Principle.

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP24

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Como citar:

MARINI, DOUGLAS; ANTÔNIO, ARMANDO; KASSAB, FUAD; "Análise da Eficiência Energética de Veículos Equipados com Motores Diesel", p. 130-141 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP24

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