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ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA FROTA DE VEÍCULOS LEVES NO BRASIL

LOPES, Rosiana da Silva ; SILVA, Sergio Marcio Bicalho ; ARAÚJO, Paulo César S. de ; PUJATTI, Fabrício José Pacheco ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma análise da eficiência energética da frota brasileira de veículos leves nos últimos 8 anos. O setor de transporte rodoviário consome a maior parte dos combustíveis derivados do petróleo. O alto consumo de combustível gera problemas de poluição do ar e do meio ambiente. Com o proposito de preservar a qualidade do ar e dos recursos naturais o Governo Brasileiro criou programas que incentivam o aumento de eficiência energética veicular e redução das emissões de poluentes como o CONPET, o PROCONVE, o PBEV e INOVAR-AUTO. Este Artigo objetiva analisar a variação de eficiência energética da frota de veículos leves comercializados no Brasil nos últimos 8 anos. O trabalho foi realizado com consulta aos dados fornecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) no site do CONPET. Os resultados mostram que ocorreu aumento de eficiência energética com a redução de consumo energético médio da frota de 3 % (de 2,27 para 2,20 MJ/km), mas a variação é bem maior considerando os veículos agrupados por categorias de acordo com suas características, pois a frota declarada sofreu alterações ao longo dos anos, os veículos Esportivos e Extra grandes tiveram consumo reduzido em 22 %, enquanto os veículos Compactos, Sub compactos e Micro compactos tiveram uma redução de 4%. Com os resultados conclui-se que a frota brasileira teve um aumento de eficiência energética relativamente bom na última década devido os avanços tecnológicos desenvolvidos pela indústria automotiva.

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Palavras-chave: eficiência energética,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-45

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Como citar:

LOPES, Rosiana da Silva; SILVA, Sergio Marcio Bicalho; ARAÚJO, Paulo César S. de; PUJATTI, Fabrício José Pacheco; "ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA FROTA DE VEÍCULOS LEVES NO BRASIL", p. 592-606 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-45

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