Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

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ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA DO BAIRRO DA SACRAMENTA-BELÉM-PARÁ

Silva, Rafaela Caroline Barros ; Brito, Fábio Sergio Lima ; Mendonça, Ana Paula Gomes ; Duarte, Juliana Maia ; Fernandes, Lindemberg Lima ;

Artigo Completo:

A lei Nº 9.795 de 27 de abril de 1997, apresenta a definição de Educação Ambiental (EA) e a indica como necessária em todas as esferas de ensino. Sendo assim, o presente artigo visa verificar a aplicabilidade da lei supracitada em duas escolas sendo uma Pública e outra Privada de um bairro populoso e periférico da Região Metropolitana de Belém (RMB)-PA. Os procedimentos da pesquisa compreendem: levantamento bibliográfico e elaboração de questionário contendo perguntas objetivas e de múltiplas escolhas, aplicados aos alunos de duas unidades de ensino, no ano de 2016, afim de verificar o conhecimento dos mesmos quanto ao conceito de EA, se a temática é trabalhada nas escolas; os meios utilizados e se os alunos possuem interesse pela área. Os resultados apresentam-se claros, alertando para a falha na implementação da lei e a necessidade de medidas paliativas, visto que, os envolvidos na pesquisa demostraram interesse em conhecer um pouco mais sobre a temática e consideram como algo relevante para discursão no ambiente escolar. Diante do contexto foi apresentado medidas viáveis de curto e médio prazo para se inserir e/o amadurecer o assunto nas Escolas para posterior aplicabilidade na vida cotidiana dos alunos. Uma vez que, algo tão emergente deve ser tratado com prioridade.

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Palavras-chave: lei Nº 9.795 de 27 de abril de 1997, Educação ambiental, Escolas pública e privada,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-215

Referências bibliográficas
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Como citar:

Silva, Rafaela Caroline Barros; Brito, Fábio Sergio Lima; Mendonça, Ana Paula Gomes; Duarte, Juliana Maia; Fernandes, Lindemberg Lima; "ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA DO BAIRRO DA SACRAMENTA-BELÉM-PARÁ", p. 2131-2140 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-215

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