Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANáLISE DA DENSIFICAçãO DE LIGA NB-NI VIA SINTERIZAçãO POR PLASMA PULSADO (SPS).

ANALYSIS OF SINTERED ALLOYS NB - NI BY SPS (SPARK PLASMA SINTERING)

EMENEKWUM, DOUGLAS CHINEDU ; OLIVEIRA, MICHEL PICANÇO ; VELASCO, ALVARO PEREIRA ; RIBEIRO, YARA DANIEL ; SATOLO, NAYARA SOARES ; , ;

Artigo:

O nióbio é um metal com elevado ponto de fusão altamente elástico com condutividade térmica e elétrica moderada que quando em liga consegue melhorar as propriedades do outro material sobretudo nas ligas de aço, aumentando a sua resistência através do refino de grão, podendo aumentar a sua resistência térmica, a corrosão e aumentar sua densificação. Desta forma, este trabalho tem como finalidade determinar e observar a densificação de liga Nb-Ni através de análise de amostras sinterizadas por plasmas pulsado (SPS), com diferentes composições em temperaturas variando entre 1000 e 1300°C e pressão de 30 MPa. Após a sinterização as amostras foram pesadas e através da massa encontrada e a massa aparente foi possível calcular a densificação das amostras utilizando o método de Arquimedes. As amostras com Ni 10% apresentaram os melhores resultados de densificação na temperatura de 1300°C. Contudo, a composição de Ni 30% mostrou bons resultados a temperatura de 1100 e 1200°C.

Artigo:

Palavras-chave: DENSIFICAçãO; SPS (SPARK PLASMA SINTERING); NIóBIO,

Palavras-chave: DENSIFICATION; SPS (SPARK PLASMA SINTERING); NIOBIUM,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN64

Referências bibliográficas
Como citar:

EMENEKWUM, DOUGLAS CHINEDU; OLIVEIRA, MICHEL PICANÇO; VELASCO, ALVARO PEREIRA; RIBEIRO, YARA DANIEL; SATOLO, NAYARA SOARES; , ; "ANáLISE DA DENSIFICAçãO DE LIGA NB-NI VIA SINTERIZAçãO POR PLASMA PULSADO (SPS).", p. 1162-1168 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN64

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações