Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA CINÉTICA DE SECAGEM E DO ENCOLHIMENTO DAS CASCAS DE CACAU

ANALYSIS OF THE DRYING KINETICS AND THE SHRINKAGE OF COCOA HULLS

JUNIOR, GERALDO LUIZ CARREIRO ; COSTA, ARIANY BINDA SILSA ; MARTINS, ALEXANDRA DE OLIVEIRA VIEIRA ; JUNIOR, JOMAR SANTOS SPANHOL ; SOUZA, ROBSON COSTA DE ;

Artigo:

Buscando contribuir com estudos relacionados ao aproveitamento de resíduos agrícolas em biomassa, o presente trabalho teve como objetivo analisar, utilizando estufa de convecção forçada, a cinética de secagem das cascas de cacau e também o encolhimento gerado pelo processo quando foi trabalhado em quatro diferentes temperaturas: 50°C, 60°C, 70°C e 80°C. A quantificação das dimensões do material foi realizada com o auxílio do software ImageJ e, a partir dos dados coletados, foram produzidos gráficos do grau de encolhimento em função do adimensional de umidade para cada temperatura avaliada. Os resultados mostraram que em temperaturas mais altas a umidade de equilíbrio foi alcançada em menor tempo. Quanto ao comportamento do encolhimento da casca, os dados apontaram que esse material, com relação ao volume de água perdido, apresenta uma relação que se aproxima da linear.

Artigo:

Palavras-chave: CASCA DE CACAU, CINéTICA DE SECAGEM E ENCOLHIMENTO,

Palavras-chave: COCOA HULL, DRYING KINETICS AND SHRINKAGE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN143

Referências bibliográficas
Como citar:

JUNIOR, GERALDO LUIZ CARREIRO; COSTA, ARIANY BINDA SILSA; MARTINS, ALEXANDRA DE OLIVEIRA VIEIRA; JUNIOR, JOMAR SANTOS SPANHOL; SOUZA, ROBSON COSTA DE; "ANÁLISE DA CINÉTICA DE SECAGEM E DO ENCOLHIMENTO DAS CASCAS DE CACAU", p. 819-825 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN143

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações