Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE DA BIODECOMPOSIÇÃO DE ÓLEO BRUTO ATRAVÉS DO GRUPO PSEUDOMONAS

Câmara, J.M.D.A. ; Fontoura, T.B. ; Melo, J.L.S. ; Lima, A.M. ;

Artigo:

Devido à crescente utilização de combustíveis fósseis e seu manejo inadequado, a contaminação de solo por hidrocarbonetos tem aumentado nos últimos anos provocando um grave desequilíbrio ao meio ambiente. Visando reduzir esse problema faz-se necessário o estudo de metodologias remediadoras. É com esse intuito que será analisada a eficácia da utilização de microorganismos (grupo pseudomonas), na recuperação de áreas contaminadas por combustíveis fósseis. Esse processo consiste na biorremediação, cujos microorganismos apresentam a capacidade de biotransformar moléculas poluentes em nutrientes para o seu metabolismo, retirando assim os contaminantes do ambiente. O objetivo deste estudo é avaliar a biodegradabilidade do grupo pseudomonas em soluções contendo concentrações de diesel e óleo bruto. O estudo se dará em cinco etapas, primeiramente com o meio de cultura adequado será analisado o desenvolvimento das bactérias em solo. Na segunda etapa, será feita a análise do solo para identificação e quantificação do grupo. Em seguida, ocorrerá o desenvolvimento de bactérias adaptadas às concentrações de óleo em erlenmeyers. Passada essa etapa de adaptação, as pseudomonas serão inoculadas nos meios contaminados. Com os dados obtidos ao longo da pesquisa, foi possível concluir que o uso do grupo Pseudomonas para a remediação de áreas contaminadas se mostrou um método promissor, pois os microrganismos foram capazes de consumir o carbono, mesmo com o aumento da concentração do substrato, além de apresentar ótimos resultados na produção de biossurfactante.

Artigo:

Palavras-chave: biorremediação, ramnose, petróleo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-07-eb-143

Referências bibliográficas
  • [1] APHA, AWWA, WEF. Standard methods for the examination of water and wastewater. 20 th edition, 1998,
  • [2] Cetem\MCT. Fitorremediação estudo da arte, série Tecnologia Ambiental.Andlt; http://www.cetem.gov.brAndgt; acesso em 20-03-2008.
  • [3] Larcher, W. Ecofisiologia Vegetal, Rima artes de textos. São Carlos - SP, 2000.Lopes, G.V. C; Carvalho, C. P. J. F; Krieger, N, Biodeterioração, Ataque de Microrganismos a Monumentos Históricos. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, n. 200. Vol. 34, p 34 – 39, Dez\ 200
  • [4] ZAGO, C.P. V; DE - POLLI, H; RUMJANEK, N.G, Pseudomonas spp. Fluorescentes – Bactérias Promotoras de Crescimento de Plantas e Biocontroladoras de Fitopatógenos em sistemas de Produção Agrícola. Embrapa. N.127, Dezembro de 2000.
  • [5] Martins, G.L. Métodos Microbiológicos para determinação do gênero pseudômonas sp. Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia Botucatu - São Paulo, Curso de pós-graduação em Medicina Veterinária. 2003.
Como citar:

Câmara, J.M.D.A.; Fontoura, T.B.; Melo, J.L.S.; Lima, A.M.; "ANÁLISE DA BIODECOMPOSIÇÃO DE ÓLEO BRUTO ATRAVÉS DO GRUPO PSEUDOMONAS", p. 529-533 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-07-eb-143

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações