Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE COMPARATIVA DO ENSAIO MECÂNICO DE TRAÇÃO EM COMPÓSITO POLIMÉRICO COM CARGA INDUSTRIAL DE CAULIM E LAMA VERMELHA

COMPARATIVE ANALYSIS OF THE MECHANICAL TEST TRACTION IN POLYMERIC COMPOUND WITH INDUSTRIAL LOAD OF CAULIM AND RED LAMA.

CRUZ, DÉLIS CRISTINA PALHETA ; SOUZA, JOSé ANTôNIO DA SILVA ; JAYMES ELIEZER ALMEIDA DOS SANTOS, IAN FELIPE GUEDES CASTRO ;

Artigo:

Um novo destino para resíduos possibilita a geração de materiais com propriedades interessantes para engenharia de materiais. Neste trabalho desenvolveu-se materiais compósitos com porcentagem de carga mineral de caulim e lama vermelha com matriz polimérica composta de resina poliéster com acelerador de cobalto e catalisador. Os rejeitos foram preparados e caracterizados por difração de raio-X. A produção das placas foi realizada em moldes e prensada posteriormente de acordo com norma ASTM D 3039, com 10 corpos de provas para cada série. Para análises mecânicas realizou-se o ensaio de tração no qual o resíduo de caulim a 30% resultou em 31,44 MPa e para lama vermelha a 20% correspondente a 32,32 MPa. A microscopia eletrônica de varredura mostra a superfície dos compósitos após os ensaios de tração na qual observou-se boa aderência do caulim com a matriz e para lama vermelha a formação de agregados de partículas.

Artigo:

Palavras-chave: CAULIM, LAMA, COMPóSITO,

Palavras-chave: CAULIM, LAMA, COMPOSITE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN1

Referências bibliográficas
Como citar:

CRUZ, DÉLIS CRISTINA PALHETA; SOUZA, JOSé ANTôNIO DA SILVA; JAYMES ELIEZER ALMEIDA DOS SANTOS, IAN FELIPE GUEDES CASTRO; "ANÁLISE COMPARATIVA DO ENSAIO MECÂNICO DE TRAÇÃO EM COMPÓSITO POLIMÉRICO COM CARGA INDUSTRIAL DE CAULIM E LAMA VERMELHA", p. 777-783 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações