Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Análise Comparativa do Custo Total de Propriedade e Pegada de Carbono Well-to-Wheel em Sistemas de Reforma de Etanol: Uma Tecnologia de Transição de Baixo Carbono
Análise Comparativa do Custo Total de Propriedade e Pegada de Carbono Well-to-Wheel em Sistemas de Reforma de Etanol: Uma Tecnologia de Transição de Baixo Carbono
FREITAS, Bárbara Rodrigues ; LOPES, Gustavo Santos ; LOPES, Marcus Vinícius Oliveira ; PONTES, Jhonatan ; OLIVEIRA JUNIOR, Fernando ;
Trabalho completo:
Considerando a necessidade urgente de descarbonização, identificar tecnologias de baixa emissão tornou-se um objetivo global. O hidrogênio se destaca como um caminho promissor para atingir essas metas por vários motivos. No entanto, a infraestrutura de hidrogênio permanece em desenvolvimento, particularmente no Brasil, que existe uma infraestrutura de etanol bem estabelecida. Nesse contexto, a reforma do etanol pode servir como uma tecnologia de transição de baixo carbono. Ao alavancar a cadeia de fornecimento de etanol existente, ela pode produzir hidrogênio com eficiência, minimizando a necessidade de uma nova infraestrutura. É essencial realizar estudos sobre esta tecnologia para avaliar a sua viabilidade, através de análises de custos e avaliações abrangentes do ciclo de vida para comparar os impactos ambientais com outras alternativas. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma análise do Custo Total de Propriedade para a tecnologia de reforma de etanol embarcada, revisar a literatura relevante sobre avaliações do ciclo de vida e analisar a pegada de carbono do poço à roda. Os resultados indicam que a tecnologia de reforma do etanol é competitiva e pode ser considerada uma tecnologia de transição viável para a utilização do hidrogênio, com menor pegada de carbono.
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Considering the urgent need for decarbonization, identifying optimal low-emission technologies has become a primary global objective. Hydrogen stands out as a promising pathway to achieve these targets for several reasons. However, hydrogen infrastructure remains underdeveloped, particularly in Brazil, where a well-established ethanol infrastructure exists. In this context, ethanol reforming can serve as a transitional low-carbon technology. By leveraging the existing ethanol supply chain, it can efficiently produce hydrogen while minimizing the need for extensive new infrastructure. It is essential to conduct studies on this technology to assess its viability, particularly through cost analysis and comprehensive life cycle assessments to compare environmental impacts with other alternatives. This study aimed to develop a Total Cost of Ownership analysis for onboarding ethanol reforming technology, review relevant literature on life cycle assessments, and analyze the carbon footprint from well to wheel. The findings indicate that ethanol reforming technology is competitive and can be considered a viable transitional technology for hydrogen utilization, with a lower carbon footprint.
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2025-PAP53
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Como citar:
FREITAS, Bárbara Rodrigues; LOPES, Gustavo Santos; LOPES, Marcus Vinícius Oliveira; PONTES, Jhonatan; OLIVEIRA JUNIOR, Fernando; "Análise Comparativa do Custo Total de Propriedade e Pegada de Carbono Well-to-Wheel em Sistemas de Reforma de Etanol: Uma Tecnologia de Transição de Baixo Carbono", p. 248-256 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP53
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