Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE COMPARATIVA DE UM AQUECEDOR SOLAR CONVENCIONAL COM UM AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO

Aragão, Isabela Santos ; Silva, Janiny Souza ; Andrade, Maira Caetano de ; Santos, Maria Clara Gonçalves ; Albuquerque, Roberta Rodrigues de ;

Artigo Completo:

Aquecedores solares têm sido amplamente utilizados como fonte alternativa de energia. No entanto, os custos que envolve a instalação desses tipos de equipamentos são elevados. Neste contexto, insere-se pesquisas que visam testar a eficiência dos coletores solares de baixo custo. De tal forma, o presente trabalho estabelece um estudo comparativo da eficiência térmica de um sistema de aquecimento solar de água de baixo custo com um sistema convencional de aquecimento de água da marca Soletrol. Foi encontrado no aquecedor solar de baixo custo um coeficiente de perda de calor menor do que no convencional analisado. Isso também se refletiu na eficiência, tanto na eficiência média dos dias estudados quanto na média do dia.

Artigo Completo:

Palavras-chave: aquecedor solar, baixo custo, eficiência térmica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-114

Referências bibliográficas
  • [1] BAHIA (Estado). Secretária da Indústria, Comércio e Mineração. Diretoria de Desenvolvimento e Relações Internacionais e Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Energia Eólica. Bahia, 3 p.
  • [2] GUERRA, M. I. S. e VARELLA, F. O. M. Análise do Desempenho Térmico de um Sistema Solar de Baixo Custo na Cidade de Mossoró (RN). HOLOS, Ano 30, Vol. 4, 2014.
  • [3] PEREIRA, E. B; MARTINS, F. R; ABREU, S. L. e RÜTHER, R. Atlas Brasileiro de Energia Solar. 1ª ed. São José dos Campos. 2006.
  • [4] SOUZA, L. G. M; GOMES, U. U. Viabilidade Térmica, Econômica e de Materiais de Utilização de Tubos de PVC como Elementos Absorvedores em Coletores de um Sistema de aquecimento de Água por Energia Solar. Tese do Programa de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, UFRN, 2002.
Como citar:

Aragão, Isabela Santos; Silva, Janiny Souza; Andrade, Maira Caetano de; Santos, Maria Clara Gonçalves; Albuquerque, Roberta Rodrigues de; "ANÁLISE COMPARATIVA DE UM AQUECEDOR SOLAR CONVENCIONAL COM UM AQUECEDOR SOLAR DE BAIXO CUSTO", p. 1136-1142 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-114

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações