Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANáLISE COMPARATIVA DE MATRIZ POLIMéRICA COM REJEITO INDUSTRIAL DE CAULIM E COBRE

ANÁLISE COMPARATIVA DE MATRIZ POLIMÉRICA COM REJEITO INDUSTRIAL DE CAULIM E COBRE

SANTOS, JAYMES ELIEZER ALMEIDA DOS ; SOUZA, JOSÉ ANTôNIO DA SILVA ; DéLIS CRISTINA PALHETA CRUZ, ALESSANDRO JOSé GOMES DOS SANTOS ;

Artigo:

A utilização de rejeitos industriais do setor da mineração no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis na área de engenharia de materiais vem crescendo, sobretudo, pelas propriedades químicas e físicas dos rejeitos que possibilitam a combinação com os mais diversos materiais para a confecção de compósitos. Por esse motivo, neste trabalho são fabricados compósitos com matriz polimérica e inserção de rejeitos industriais de caulim e cobre, utilizando-se de resina poliéster com acelerador de cobalto e catalisador na confecção da matriz, onde há a variação nas proporções de 10% a 40% de inserção dos rejeitos. Os rejeitos foram caracterizados por meio de Difração de Raio X ? DRX e os compósitos confeccionados a partir desses rejeitos sofreram ensaios mecânicos de resistência a tração segundo a norma ASTM D3039. Após a realização dos ensaios observou-se a boa ancoragem do rejeito de caulim e cobre na matriz polimérica utilizando-se das caracterizações morfológicas das superfícies de fratura através de Microscopia Eletrônica de Varredura ? MEV para essa conclusão.

Artigo:

Palavras-chave: REJEITO, CAULIM, COBRE,

Palavras-chave: REJECT, CAULIM, COPPER,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN2

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTOS, JAYMES ELIEZER ALMEIDA DOS; SOUZA, JOSÉ ANTôNIO DA SILVA; DéLIS CRISTINA PALHETA CRUZ, ALESSANDRO JOSé GOMES DOS SANTOS; "ANáLISE COMPARATIVA DE MATRIZ POLIMéRICA COM REJEITO INDUSTRIAL DE CAULIM E COBRE", p. 861-867 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN2

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações