Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANÁLISE COMPARATIVA DAS CURVAS DE CRESCIMENTO DOS PACIENTES DA LIGA DE PEDIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EM RELAÇAO AS CURVAS DE CRESCIMENTO PREDITAS PELA ORGANIZAÇAO MUNDIAL DE SAUDE

ANÁLISE COMPARATIVA DAS CURVAS DE CRESCIMENTO DOS PACIENTES DA LIGA DE PEDIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EM RELAÇAO AS CURVAS DE CRESCIMENTO PREDITAS PELA ORGANIZAÇAO MUNDIAL DE SAUDE

Santana, Victoria Linhares Maia ; Gozzoli, Agda Lopes Donnabella Marconi ; Freitas, Carine Cristina Moraes de ; Belluzzo, Geórgia de Cássia Gentile e Souza ; Santana, Caroline Linhares Maia ; Rangel, Denise Colosso ; Naufel, Henrique George ;

Artigo:

Justificativa

A puericultura tem como função promover e proteger a saúde dascrianças, por meio de uma atenção integral, compreendendo a criança como um serem desenvolvimento com suas particularidades. Um aspecto importante nesseacompanhamento, é o crescimento da criança, determinado pelo aumento do tamanhocorporal e quantificado através de medidas antropométricas como peso eestatura. O acompanhamento do crescimento da criança, principalmente nos doisprimeiros anos de vida, permite identificar a presença de desviossignificativos da média, que quando diagnosticados precocemente oferecerão umamaior chance de sucesso no tratamento. O crescimento infantil é acompanhadoatravés das anotações na Caderneta da Criança na puericultura, colocando-os nosgráficos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, para classificarcorretamente a criança como acima ou baixo da média, devem ser levados emconsideração fatores inerentes ao meio em que ela vive, como as condiçõessocioeconômicas, culturais e de padrões nutricionais, diferentes em cada regiãodo Brasil.

 

Objetivo(s)

Elaborar curvas de crescimento mais fiéis às particularidades daregião atendida pelo ambulatório da Liga de Pediatria da Universidade de Mogidas Cruzes, além de compará-las às de autoria da OMS atualmente utilizadas.

 

Método(s)

Foram analisados 81 prontuários de crianças de 0 (zero) a 2 anosatendidas entre os anos de 2010 e 2015 pelo ambulatório da Liga de Pediatria daUMC, cujos pais concordaram com a sua participação através da assinatura doTermo de Consentimento Livre e Esclarecido.

 

Resultado(s)

A média de peso das meninas, de 0-24 meses foi de 3.450g (OMS -3.000g - percentil 50). A curva de peso e estatura das meninas é semelhante àCurva da OMS. Em relação ao gráfico dos meninos, denota-se que nasceram com umpeso médio de 3150g (OMS - 3.400g - percentil 50). A curva de peso e estaturados meninos é semelhante à Curva da OMS.

 

Conclusão (ões)

Otrabalho desenvolvido pela Liga Acadêmica de Pediatria da FMUMC acompanhando deperto o ganho de peso dos bebês atendidos e intervindo sempre que necessário,contribuiu para que fosse alcançado o padrão ideal estabelecido pela OMS,corroborando a tese de que a puericultura é essencial para o desenvolvimentoadequado dos bebês.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-62

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Santana, Victoria Linhares Maia ; Gozzoli, Agda Lopes Donnabella Marconi ; Freitas, Carine Cristina Moraes de ; Belluzzo, Geórgia de Cássia Gentile e Souza ; Santana, Caroline Linhares Maia ; Rangel, Denise Colosso ; Naufel, Henrique George ; "ANÁLISE COMPARATIVA DAS CURVAS DE CRESCIMENTO DOS PACIENTES DA LIGA DE PEDIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EM RELAÇAO AS CURVAS DE CRESCIMENTO PREDITAS PELA ORGANIZAÇAO MUNDIAL DE SAUDE", p. 123-124 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-62

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações