Artigo - Open Access.

Idioma principal

ANáLISE COLORIMéTRICA DE EXTRATOS DE AçAIRANA (MICONIA CILIATA (RICH)DC)

COLORIMETRIC ANALYSIS OF AçAIRANA (MICONIA CILIATA (RICH) DC) EXTRACTS

PEREIRA, INGRID LAYANNE DOS SANTOS ; COSTA, CRISTIANE MARIA LEAL ; VIEIRA, LETICIA BAHIA ; MARQUES, SAMARA DE PAULA PINHEIRO MENEZES ; SANTANA, ELZA BRANDãO ; , ;

Artigo:

A sociedade tem buscado um estilo de vida mais saudável preferindo produtos livres de aditivos como os corantes naturais, em detrimento dos corantes sintéticos, por apresentarem menores riscos à saúde. A Açairana é um fruto arroxeado proveniente da Amazônia, que se apresenta como uma promissora fonte de corante natural, além de propriedades antioxidantes devido a presença de antocianinas, podendo ser utilizado em diversas indústrias como a de alimentos, fármacos e cosméticos. Diante do exposto, esta pesquisa busca estudar a obtenção do corante natural da espécie Miconia Ciliata (Rich) DC utilizando diversos solventes: aquosos e orgânicos, visando avaliar as propriedades colorimétricas: grau de tonalidade (h*), croma (C*) e diferença de cor (?E). Os extratos corantes apresentaram h* bem distintos diante das soluções extratoras com valores variando de 82,35 para amostra padrão para quase a metade para as soluções de acetona, etanol 95%, etanol 50% e metanol, na ordem de: 49,94; 49,48; 49,75 e 58,97, respectivamente, proporcionando tonalidades entre o vermelho e o lilás. Essa variação influenciada provavelmente pela redução do parâmetro colorimétrico a* o que evidenciou essa tonalidade.

Artigo:

Palavras-chave: MICONIA CILIATA, ANáLISES COLORIMéTRICAS, EXTRAçãO,

Palavras-chave: MICONIA CILIATA, COLORIMETRIC ANALYSIS, EXTRACTION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA17

Referências bibliográficas
Como citar:

PEREIRA, INGRID LAYANNE DOS SANTOS; COSTA, CRISTIANE MARIA LEAL; VIEIRA, LETICIA BAHIA; MARQUES, SAMARA DE PAULA PINHEIRO MENEZES; SANTANA, ELZA BRANDãO; , ; "ANáLISE COLORIMéTRICA DE EXTRATOS DE AçAIRANA (MICONIA CILIATA (RICH)DC)", p. 1792-1798 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA17

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações