Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Análise Colorimétrica de Berinjela e Pera Irradiadas com Fonte de Co-60 em Atmosfera com e sem a Presença de Oxigênio

Scolforo, C. Z. ; Gazolla, G. T. ; Rosa, N. A. B. ; Passamai, J. L. Junior ; Pinheiro, C. J. G ; Della Lucia, S. M. ;

Artigo Completo :

A irradiação de alimentos usando radiação ionizante é um método direto de conservação de alimentos. Por via indireta, a radiação ionizante provoca a formação de radicais livres, no oxigênio presente no ar do ambiente (O-), gerando ozônio (O3), e na água presente nos alimentos (OH-), gerando peróxido de hidrogênio (H2O2). Neste trabalho foram irradiados amostras de berinjela e pera com radiação gama, proveniente de uma fonte de Cobalto-60 (CDTN/CNEN), nas doses de 0 kGy, 1 kGy e 4 kGy. As amostras foram acondicionadas em embalagens opacas abertas e embalagens opacas a vácuo. O trabalho teve como objetivo verificar os efeitos indiretos produzidos pela radiação ao dissociar moléculas de oxigênio. Foram realizadas análises colorimétricas de acordo com a escala CIELAB nas polpas e cascas das amostras e calculou-se a diferença global de cor. Os resultados indicam que a ausência do O2 influenciou na alteração perceptiva da cor nas doses estudadas tanto na polpa quanto na casca ao serem comparadas com a amostra controle (0 kGy). Portanto, ao se irradiar berinjela e pera nessas doses recomenda-se retirar o ar das embalagens.

Artigo Completo :

Palavras-chave: Radiação ionizante, Irradiação de Alimentos, Oxidação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-018

Referências bibliográficas
  • [1] Rela, P. R. Revista da SBCC, ed 4, 200
  • [2] Calvo, W. A. P. Desenvolvimento do Sistema de Irradiação em um Irradiador Multipropósito de Co-60 do Tipo Compacto. Dsc. IPEN/SP, 2005.
  • [3] Uzeli, D. H. Estudo Sobre o Gás Ozônio Formado no Processo de Irradiação Industrial com Cobalto-60 e seu Impacto no Meio Ambiente. IPEN, São Paulo, 201
  • [4] www.fao.org/inpho_archive/content/documents/vlibrary/ae620s/pfrescos/BERENJENA.HTM.
  • [5] ANTONIOLLI, L. R. Pera: perspectivas de produção e conservação pós-colheita. Simpósio de Pós-colheita de frutas, hortaliças e flores. 3 ed., RJ: Embrapa, 2011.
  • [6] CANER,C., Andamp; ADAY,M.S. Maintaining quality of fresh strawberries though various modified atmosphere packaging. Packaging Technology and Science, v.22, p. 115 – 122, 2009.
  • [7] PRANDL, O. et al., Tecnología de Hyhiene de la Carne. Zaragoza: Acribia, 1994.
Como citar:

Scolforo, C. Z.; Gazolla, G. T.; Rosa, N. A. B.; Passamai, J. L. Junior; Pinheiro, C. J. G; Della Lucia, S. M.; "Análise Colorimétrica de Berinjela e Pera Irradiadas com Fonte de Co-60 em Atmosfera com e sem a Presença de Oxigênio", p. 37-38 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-018

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações