Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Animação 2D como recurso de apoio didático para o ensino de Desenho Técnico

2D Animation as a Teaching Support Resource for Technical Drawing Teaching

ANDRADE, Andrea Faria ; Doutora, ; NAGATSUYU, Gabriel Akihiro ; AGUIAR, Bárbara de Cássia Xavier Cassins ; SIERRA, Isabella de Souza ;

Artigo:

Este trabalho teve como objetivo a criação de uma Animação 2D para ser utilizada como recurso pedagógico no ensino de alguns conceitos normativos do Desenho Técnico. A Animação foi desenvolvida com a técnica de interpolação, e, além disso, foram empregadas algumas características as quais são consideradas relevantes, tais como a clareza do conteúdo apresentado e a adequação ao ritmo e estilo relacionados ao público para a qual se destina. A Animação foi realizada de acordo com as seguintes etapas: estudo de similares, na qual se buscou por animações com estilo explicativo e populares entre o público alvo; criação de roteiro e Storyboard; Ilustração das peças gráficas; captação de áudio; produção, e; divulgação em plataformas livres, tais como o REA e YouTube. O resultado final foi um vídeo educativo com abordagem mais lúdica, informal e cômica, apresentando os conteúdos de Cortes e de Vista Auxiliar.

Artigo:

This work aimed to create a 2D Animation to be used as a pedagogical resource in the teaching of some normative concepts. The animation developed was based on the principles of interpolation, and, in addition, some characteristics were used such as the clarity of the content presented and the adaptation to the rhythm and style related to the audience. The design of the Animation was carried out according to the following steps: study of similar ones, in which animations with an explanatory style and popular among the target audience were sought; creation of script and Storyboard; Illustration of graphic pieces; audio capture; production, and; dissemination on free platforms, such as REA and YouTube. The end result was an educational video with a more playful, informal and comical approach.

Palavras-chave: Animação; Desenho Técnico; Material Didático.,

Palavras-chave: Animation; Technical Drawing; Courseware.,

DOI: 10.5151/ped2022-3392120

Referências bibliográficas
  • [1] AINSWORTH, Shaaron. How do animations influence learning? School of Psycology and Learning Sciences Reserch institute, Unversity of Nottingham, University Park, Nottingham, UK, 2008.
  • [2] ALVES, Marcia Maria. Design de animações educacionais: recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem. 241 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 201
  • [3] ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo et al. Geração z e as Metodologias Ativas de Aprendizagem: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 8575, 2020.
  • [4] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 17006: Desenho técnico — Requisitos para representação dos métodos de projeção. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.
  • [5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16861: Desenho técnico: requisitos para representação de linha e escrita. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.
  • [6] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12298: Representação de área de corte por meio de hachuras em Desenho Técnico. Rio de Janeiro: ABNT, 1995.
  • [7] BACICH, Lilian; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, n. 25, junho, p. 45-47, 2015.
  • [8] BILLWURTZ. History of Japan. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Mh5LY4Mz15o&ab_channel=billwurtz. Acesso em: 10 ago. 2022.
  • [9] CÁMARA, Sergio. O Desenho Animado. Lisboa: Editorial Estampa, 2005.
  • [10] CASTANHA, Débora; DE CASTRO, Maria Bernadete. A necessidade de refletir sobre as estratégias pedagógicas para atender à aprendizagem da Geração Y. Revista de educação do Cogeime, v. 19, n. 36, p. 27-38, 20
  • [11] CASTRO, Eder Alonso; COELHO, Vanessa; SOARES, Rosania; DE SOUZA, Lirek Kalyany Silva; PEQUENO, Juliana Olinda Martins; MOREIRA, Jonathan Rosa. Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Periódico Científico Projeção e Docência, v.6, n.2, 2015.
  • [12] DETONI, Aramis de Oliveira; MARCONDES, Rodrigo. A criação de uma animação 3D. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 20
  • [13] DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JÚNIOR, José Antonio Valle. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015. 177 p.
  • [14] FERREIRA, Juliana Pires; EMÍLIO, Aurea Caroline Gonçalves. A relevância da disciplina desenho técnico para a formação do engenheiro de produção. Revista Eletrônica do Engenharia Viva, v.03, n. 1, p. 45-50, 2016.
  • [15] MENDONÇA, Lêda Glicério; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Uso de desenho animado como estratégia de ensino de boas práticas de fabricação em farmácia para educação profissional técnica de nível médio. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2007.
  • [16] PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
  • [17] PAZZINI, Darlin Nalú Avila. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino -aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Mídias na Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
  • [18] SANGIORGIO, João Paulo Menck; GABRIEL, Mariana; MOREIRA, Fernanda Santos; TANAKA, Elisa. Geração Y: a motivação para construção do conhecimento. Revista da ABENO, v. 11, n. 2, p. 14-18, 2010.
  • [19] SOUZA, J. A. Tipografia: a evolução da forma e da técnica. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=skySGQTc_Rg&ab_channel=Tipografia Acesso em: 10 ago. de 2022.
  • [20] THE STORY OF STUFF PROJECT. The Story of Stuff. 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9GorqroigqM&ab_channel=TheStoryofStuffProject. Acesso em: 10 ago. 2022.
  • [21] WEISS, Frank. Vídeo de Treinamento do Siri Cascudo. 2015. Disponível em: https://vimeo.com/136592028https://vimeo.com/136592028. Acesso em: 10 ago. 2022.
Como citar:

ANDRADE, Andrea Faria; Doutora, ; NAGATSUYU, Gabriel Akihiro; AGUIAR, Bárbara de Cássia Xavier Cassins; SIERRA, Isabella de Souza; "Animação 2D como recurso de apoio didático para o ensino de Desenho Técnico", p. 2997-3012 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-3392120

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações