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Análise econômica e ambiental na substituição do óleo diesel para o combustível etanol em motores de ciclo diesel utilizados nos ônibus municipais da cidade de São Paulo

Economic and environmental analysis of the replacement of oil diesel fuel for ethanol fuel in cicle diesel engines for public buses in the city of Sao Paulo

GUERCIO, Guilherme Bistacco; MELLO FILHO, Luiz Vicente Figueira de;

Artigo:

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar as alternativas de combustíveis renováveis visando à substituição do óleo diesel no transporte coletivo sobre pneus na cidade de São Paulo. O estudo analisa a viabilidade do combustível etanol, o mais cotado para a aplicação comercial e técnica nos quais está sendo avaliado e utilizados no Brasil e em outros países. A crescente demanda pelo transporte público no qual circulam aproximadamente 6 milhões de pessoas diariamente, a criação de vias e corredores de ônibus chegando a marca de 1.300 linhas, principalmente em regiões centrais da cidade de São Paulo e a extinção de programas de controle de emissões resultam em uma alta concentração de gases poluentes na atmosfera e, consequentemente, maior número de doenças cardiorrespiratórias, decorrentes destes efeitos. Não só as dificuldades técnicas e ambientais, mas também a falta de incentivos governamentais encarece significativamente a aplicação dos combustíveis renováveis no Brasil, sendo um dos entraves para a substituição de boa parte dos 14.828 ônibus que circulam diariamente pela cidade de São Paulo. Para concluir, o trabalho apresenta as alternativas para ganhos ambientais e financeiros aliados na estratégia de implantação na cidade de São Paulo.

Artigo:

The main objective of the current study is to present alternatives of renewable fuels, bearing in mind the replacement of oil diesel for collective public transport on wheels in the city of São Paulo. The study analyses the feasibility of technical and commercial application of the ethanol fuel, which are being evaluated and used in Brazil and elsewhere. The growing demand for public transport, which approximately 6 million people use daily, the implementation of new roads and bus lanes, reaching the record of 1,300 lines, mainly in central regions in São Paulo, and the extinction of the gas emission control programs, result in a high concentration of polluting gases in the atmosphere and the greater incidence of cardiorespiratory diseases as a consequence. Not only do technical and environmental difficulties make the application of renewable fuels in Brazil more expensive, but also the lack of government incentives does, making this become the standstill for the replacement of a great portion of the 14.828 buses which run daily in the streets of São Paulo. To conclude, the study presents alternatives for both environmental and financial gains, linked to an implementation strategy in São Paulo.

Palavras-chave: ônibus, etanol, substituição,

Palavras-chave: Bus, ethanol, replacement,

DOI: 10.5151/engpro-simea2016-PAP52

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Como citar:

GUERCIO, Guilherme Bistacco; MELLO FILHO, Luiz Vicente Figueira de; "Análise econômica e ambiental na substituição do óleo diesel para o combustível etanol em motores de ciclo diesel utilizados nos ônibus municipais da cidade de São Paulo", p. 342-361 . In: Anais do XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2016 [=Blucher Engineering Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2016-PAP52

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