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An Analysis of the Financial Attractiveness of Electric Mobility for a Holding of the Brazilian Electric Sector

An Analysis of the Financial Attractiveness of Electric Mobility for a Holding of the Brazilian Electric Sector

DANTAS, Guilherme de A. ; BRANDÃO, Roberto ; CASTRO, Nivalde J. de ; ROSENTAL, Rubens ; LAFRANQUE, Alexandre C. ;

Artigo Completo:

É possível afirmar que nas próximas décadas mudanças nos sistemas de propulsão dos veículos com vistas a tornar os mesmos mais eficientes estarão diretamente associadas à adoção de motores elétricos a serem alimentados por energia da rede elétrica. A transição para um novo paradigma tecnológico no setor de transportes será condicionada pela instalação em larga escala de postos de recarga de veículos elétricos. A primeira vista, o desenvolvimento de infraestrutura de recarga de veículos elétricos e o aumento da demanda por energia elétrica parecem representar oportunidades de negócios atrativas para empresas do setor elétrico. Porém, a comprovação desta hipótese requer um exame mais minucioso das possibilidades de auferir ganhos financeiros com este negócio. O objetivo deste artigo é justamente examinar a atratividade da mobilidade elétrica para empresas do setor elétrico brasileiro. As peculiaridades da frota brasileira de veículos leves, com a alta participação dos veículos flex fuel na frota total e a ausência de incentivos fiscais para facilitar a compra de veículos elétricos, fazem com que a expansão dos modelos elétricos não ocorra de forma acelerada. Desta forma, as projeções do consumo para os veículos elétricos mostram que a comercialização de energia para a mobilidade elétrica não devera ser um negócio relevante no médio prazo. Por outro lado, foi apontado que os modelos de mercado delimitam os modelos de negócios a ser implantados. Neste contexto, o Brasil tende a adotar um modelo apresentando um traço mais regulado, corroborando as últimas medidas tomadas pelo governo. Contudo, como a maior parte do investimento está associado aos equipamentos da recarga residencial, pode se concluir que independente do modelo de negócio ser importante para a empresa ou não, sendo que no modelo liberalizado ainda há um risco inerente ao investimento para o empreendedor.

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It can be argued that in the coming decades, changes in vehicle propulsion systems in order to make them more efficient will be directly associated with the adoption of electric motors that will be powered by the electrical network. The transition to a new technological paradigm in the transportation sector will be conditioned by the large-scale installation of electric vehicle charging stations. At first glance, the development of an infrastructure for recharging electric vehicles and the increase in electricity demand seem to present attractive business opportunities for companies in the electricity sector. However, proving this hypothesis requires a closer examination of the possibilities of obtaining financial gain from this business. This paper’s objective is precisely to examine the attractiveness of electric mobility for companies in the Brazilian electricity sector. The unique characteristics of the Brazilian light vehicle fleet, with the high share of flex fuel vehicles in the total fleet and the lack of tax incentives to facilitate the purchase of electric vehicles prevent the expansion of electric models from occurring at an accelerated rate. Thus, the consumption projections for electric vehicles show that selling energy for electric mobility will not be a relevant business in the medium term.On the other hand, it was pointed out that market models define the business models to be implemented. In this context, Brazil tends to adopt a model presenting a more regulated character, corroborating the latest measures taken by the government. However, as most of the investment is associated with the residential recharging equipment, it can be concluded that, regardless of whether or not the business model is important for the company, in the liberalized model, there is still an inherent risk to investment for the entrepreneur.

Palavras-chave: veículos elétricos, infraestrutura de recarga, regulação, modelo de negócios, atratividade financeira,

Palavras-chave: electric vehicles, infrastructure for recharging, regulatory, business model, financial attractiveness,

DOI: 10.5151/enei2017-69

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Como citar:

DANTAS, Guilherme de A.; BRANDÃO, Roberto; CASTRO, Nivalde J. de; ROSENTAL, Rubens; LAFRANQUE, Alexandre C.; "An Analysis of the Financial Attractiveness of Electric Mobility for a Holding of the Brazilian Electric Sector", p. 1288-1305 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/enei2017-69

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