Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Ambientes digitais e acessibilidade para cegos e surdos: estudos de casos

Henriques, Fernanda ; Iamaguti, Mariana S. ; Gadotti, Marcella ;

Artigo completo:

Questões de inclusão eacessibilidade têm sido cada vez mais consideradas tanto pelo lado dosdesigners quanto por usuários. Atualmente, aplicativos móveis oferecem suporteàs tarefas cotidianas de pessoas com deficiência visual e auditiva através dacomunicação adaptada, seja ela por vídeo ou mensagem de texto conforme ascondições sensoriais dos usuários. Por meio de revisão bibliográfica einvestigação de estudos de caso, abordaremos soluções e iniciativas em prol daacessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva com foco emtecnologias e atitudes que envolvem o ambiente digital com colaboração entreusuários. Com ênfase nas redes sociais, foram encontradas iniciativas eadaptações para acessibilidade de conteúdos via manipulação sonora,hipertextual e gráfica. Vale ressaltar que, somada às tecnologias digitais, aparticipação de outros usuários pode proporcionar, além da empatia evisibilidade para a pessoa com deficiência, a promoção da inclusão eacessibilidade por todos e para todos.

Artigo completo:

Palavras-chave: Acessibilidade digital, design inclusivo, aplicativos móveis, redes sociais, empatia,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-095

Referências bibliográficas
  • [1] ALT, Luis; PINHEIRO, Tennyson. Design Thinking Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 201 SILVA, Fernando Moreira da. Cor e Inclusividade: um Projeto de Design de Comunicação Visual com Idosos. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2013. Artigos em revistas acadêmicas/capítulos de livros BARANAUSKAS, Cecília C. MELO, Amanda M.Design Inclusivo de Sistemas de Informação na Web. , 11/05/2017.
Como citar:

Henriques, Fernanda; Iamaguti, Mariana S.; Gadotti, Marcella; "Ambientes digitais e acessibilidade para cegos e surdos: estudos de casos", p. 1029-1037 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-095

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações