Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

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Ambiente facilitador do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com paralisia cerebral: uma abordagem à luz da ergonomia do ambiente construído

Ambiente facilitador do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com paralisia cerebral: uma abordagem à luz da ergonomia do ambiente construído

Farias, Marcella Vívian Chaves Lôbo Leitão de ; Silva, Germannya D’Garcia Araújo ;

Artigo:

O presente trabalho traz os resultados preliminares da pesquisa de mestrado, em andamento, que tem o objetivo de estabelecer diretrizes projetuais arquitetônicas para salas de atendimento fisioterapêutico a pacientes com Paralisia Cerebral (PC). A proposta pretende contribuir no tratamento dos pacientes, a partir da compreensão das propriedades físicas do ambiente em salas de fisioterapia e suas influências nas respostas desses pacientes, utilizadores do espaço terapêutico. A trajetória metodológica foi composta por multimétodos avaliativos, variando desde documentação direta e indireta, observação direta intensiva e extensiva e finalizando com o registro de comportamento. As primeiras impressões diante dos experimentos apontam que houve uma influência positiva nas respostas da dimensão de Equilíbrio dos pacientes PC com a alteração das variáveis ambientais, em especial com o aumento dos níveis de iluminação.

Artigo:

O presente trabalho traz os resultados preliminares da pesquisa de mestrado, em andamento, que tem o objetivo de estabelecer diretrizes projetuais arquitetônicas para salas de atendimento fisioterapêutico a pacientes com Paralisia Cerebral (PC). A proposta pretende contribuir no tratamento dos pacientes, a partir da compreensão das propriedades físicas do ambiente em salas de fisioterapia e suas influências nas respostas desses pacientes, utilizadores do espaço terapêutico. A trajetória metodológica foi composta por multimétodos avaliativos, variando desde documentação direta e indireta, observação direta intensiva e extensiva e finalizando com o registro de comportamento. As primeiras impressões diante dos experimentos apontam que houve uma influência positiva nas respostas da dimensão de Equilíbrio dos pacientes PC com a alteração das variáveis ambientais, em especial com o aumento dos níveis de iluminação.

Palavras-chave: Ergonomia do ambiente construído; Ambiente facilitador; Salas de fisioterapia; Desenvolvimento neuropsicomotor; Paralisia cerebral,

Palavras-chave: Ergonomia do ambiente construído; Ambiente facilitador; Salas de fisioterapia; Desenvolvimento neuropsicomotor; Paralisia cerebral,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-16

Referências bibliográficas
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Como citar:

Farias, Marcella Vívian Chaves Lôbo Leitão de; Silva, Germannya D’Garcia Araújo; "Ambiente facilitador do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com paralisia cerebral: uma abordagem à luz da ergonomia do ambiente construído", p. 149-160 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-16

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