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AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Rodrigues, Leticia Francischini; Bertazzi, Júlia de Andrade; Zancul, Eduardo de Senzi; Schützer, Klaus;

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O competitivo mercado global cria desafios como a redução do ciclo de vida de produtos e alto nível de personalização com custos baixos. Nesse cenário, a qualificação dos recursos humanos é um fator de sucesso na competição global. Para cumprir este requisito, foi desenvolvida uma nova maneira de aprender que integra a educação em um ambiente de fábrica real. Este conceito é chamado de Fábrica Ensino. Isso traz um ambiente que encoraja a aprendizagem experimental, simulando as características-chave de um ambiente de produção real em um ambiente acadêmico. Esta estratégia de ensino reduz a lacuna entre o conhecimento (universidade) e a ação (indústria). Este artigo descreve um ambiente de Fábrica Ensino que apoia o processo de desenvolvimento do produto implementado na Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Este novo ambiente de aprendizagem simula um processo real de desenvolvimento de produtos para os programas de graduação e pós-graduação. A aplicação da Fábrica Ensino mostra as ferramentas aplicadas no processo de desenvolvimento do produto e envolve equipes de projeto, gerenciamento de produtos, solicitação de mudanças de engenharia e, durante todo o processo, os recursos de comunicação o fluxo de trabalho das ferramentas de gerenciamento de dados do produto usadas na implementação do ambiente.

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Palavras-chave: Fábrica Ensino, Processo de Desenvolvimento do Produto, Desenvolvimento por Competências, Aprendizagem Experimental,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-101

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Como citar:

Rodrigues, Leticia Francischini; Bertazzi, Júlia de Andrade; Zancul, Eduardo de Senzi; Schützer, Klaus; "AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO", p. 965-974 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-101

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