Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

Rodrigues, Leticia Francischini ; Bertazzi, Júlia de Andrade ; Zancul, Eduardo de Senzi ; Schützer, Klaus ;

Artigo Completo:

O competitivo mercado global cria desafios como a redução do ciclo de vida de produtos e alto nível de personalização com custos baixos. Nesse cenário, a qualificação dos recursos humanos é um fator de sucesso na competição global. Para cumprir este requisito, foi desenvolvida uma nova maneira de aprender que integra a educação em um ambiente de fábrica real. Este conceito é chamado de Fábrica Ensino. Isso traz um ambiente que encoraja a aprendizagem experimental, simulando as características-chave de um ambiente de produção real em um ambiente acadêmico. Esta estratégia de ensino reduz a lacuna entre o conhecimento (universidade) e a ação (indústria). Este artigo descreve um ambiente de Fábrica Ensino que apoia o processo de desenvolvimento do produto implementado na Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil. Este novo ambiente de aprendizagem simula um processo real de desenvolvimento de produtos para os programas de graduação e pós-graduação. A aplicação da Fábrica Ensino mostra as ferramentas aplicadas no processo de desenvolvimento do produto e envolve equipes de projeto, gerenciamento de produtos, solicitação de mudanças de engenharia e, durante todo o processo, os recursos de comunicação o fluxo de trabalho das ferramentas de gerenciamento de dados do produto usadas na implementação do ambiente.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Fábrica Ensino, Processo de Desenvolvimento do Produto, Desenvolvimento por Competências, Aprendizagem Experimental,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-101

Referências bibliográficas
  • [1] ABELE, E.; et al. Learning factories for research, education, and training. Procedia CIRP, 32, 2015, p. 1–6.
  • [2] CACHAY, J.; ABELE, E. Developing Competencies for Continuous Improvement Processes on the Shop Floor through Learning Factories–Conceptual Design and Empirical Validation. Procedia CIRP, 3, 2012, p. 638–643.
  • [3] CHIRKIN, A.M.; KOVALCHUK, S.V. Towards Better Workflow Execution Time Estimation. IERI Procedia, 10, 2014, p. 216–22
  • [4] ELMARAGHY, H.; et al. Product variety management. CIRP Annals - Manufacturing Technology, 62, 2013, p. 629–652.
  • [5] KREIMEIER, D.; et al. “Holistic learning factories - A concept to train lean management, resource efficiency as well as management and organization improvement skills”. Procedia CIRP, 17, 2014, p. 184–188.
  • [6] LAMANCUSA, J.S.; et al. The Learning Factory - Integrating design, manufacturing and business realities into engineering curricula - a sixth year report card. In: Proceedings of International Conference on Engineering Education, 2001, p. 1–
  • [7] LAMANCUSA, J.S.; et al. The Learning Factory: Industry-Partnered Active Learning. Journal of Engineering Education, 97, 2008, p. 5-11.
  • [8] MATT, D.T.; et al. Mini-factory - A learning factory concept for students and small and medium sized enterprises. Procedia CIRP, 17, 2014, p. 178–183.
  • [9] MORA-OROZCO, J.; et al. PLM in a didactic environment: the path to smart factory. In: Proceedings of the 12th International Conference on Product Lifecycle Management, 2015.
  • [10] TISCH, M.; et al. A Systematic Approach on Developing Action-oriented, Competency-based Learning Factories. Procedia CIRP, 7, 2013, p. 580–585.
  • [11] WAGNER, U.; et al. The state-of-the-art and prospects of learning factories. Procedia CIRP, 3, 2012, p. 109–114.
Como citar:

Rodrigues, Leticia Francischini; Bertazzi, Júlia de Andrade; Zancul, Eduardo de Senzi; Schützer, Klaus; "AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO", p. 965-974 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-101

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações