Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

“Amarelo no amarelo não aparece”: Inteligência deDesign emergindo espontaneamente nos anosiniciais do ensino fundamental

“Yellow over yellow does not appear”: Design Intelligence emergingspontaneously in the early years of elementary school

Zimermann, Priscila; Padovani, Stephania;

Artigo completo:

Este artigo apresenta o relato de atividades realizadas por crianças do ensino fundamental noambiente escolar. As propostas apresentadas a elas tinham por princípio desenvolver um artefato cujoconteúdo estivesse relacionado ao que estavam aprendendo em sala de aula. Além disso, paraelaboração de cada atividade, foram considerados aspectos como: número de crianças envolvidas;tempo disponível para a realização das atividades e; construção um artefato que fizesse parte do seurepertório. A pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e aplicada. A coleta de dados sedeu por meio de observação direta, fotos no decorrer do processo e anotações de comentários eatitudes das crianças. Durante a atividade, foram registradas também observações das pesquisadorasmediadoras e, em seu término, foram discutidas e registradas as percepções e conclusões sobre arealização da atividade. Como resultado, foi possível verificar a ocorrência espontânea de ações ediálogos que podem ser diretamente associados à Inteligência de Design, bem como levantarpossibilidades de aprofundamento de estudos na área.

Artigo completo:

This article presents the report of activities carried out by elementary school children in the schoolenvironment. The proposals presented to them had the principle of developing an artifact whosecontent was related to what they were learning in the classroom. In addition, for the elaboration ofeach activity, aspects were considered such as: number of children involved; time available to carryout the activities and; build an artifact that was part of their repertoire. This study is characterized asexploratory, qualitative and applied. Data collection took place through direct observation, photosduring the process and notes of children's comments and attitudes. During the activity, observationsof researcher-mediators were also recorded. At the end, perceptions and conclusions about theperformance of the activity were discussed and recorded. As a result, it was possible to verify thespontaneous occurrence of actions and dialogues that can be directly associated with DesignIntelligence, as well as to raise possibilities for further studies in the area.

Palavras-chave: inteligência de design; design thinking; ensino fundamental; atividades de design,

Palavras-chave: Design Intelligence; design thinking; elementary school; design activities,

DOI: 10.5151/cid2020-16

Referências bibliográficas
  • [1] COLMEIAS URBANAS. Blog Colmeias Urbanas. http://colmeiasurbanas.blogspot.com acesso em 25/06/2018.
  • [2] CROSS, Nigel. Designerly ways of knowing. 1 ed. Basel; Boston; Berlim: Birkhauser, 2006.
  • [3] CROSS, Nigel. Design Thinking: Understanding How Designers Think and Work. Oxford: Berg Publishers, 2011.
  • [4] DABNER, D.; ZEMPOL, E.; STEWART, S. Curso de design gráfico: princípios e práticas. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
  • [5] DRESH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antonio. Design Science Research: Métodos de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 201
  • [6] FONTOURA, A. M. EdaDe: a educação de crianças e jovens através do design. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
  • [7] LAWSON, B. Como arquitetos e designers pensam. Bryan Lawson; tradução Maria Beatriz Medina. 3. ed. – São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
  • [8] MARTINS, Bianca Maria Rêgo. O Professor-Designer de experiências de aprendizagem: tecendo uma epistemologia para a inserção do Design na Escola. Rio de janeiro, 2016. 188 p. Tese de Doutorado – Departamento de Artes e Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • [9] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP - Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: Ngd/Ufsc, 2016.Disponível em: ‹www.ngd.ufsc.br›. Acesso em: 12 jul. 2016.
  • [10] NATIONAL RESEARCH COUNCIL (NRC). Education for Life and Work: Developing Transferable Knowledge and Skills in the 21st Century. Commite on Defining Deeper Learning and 21st Century Skills, J.W. Pellegrino and M.L. Hilton, Editors. Board on Testing and Assessment and Board on Science Education, Division of Behavioral and Social Sciences and Education. Washington, DC: The National Academies Press. 2012.
  • [11] ONUBR. Nações Unidas. Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em . Acesso em: 01 mar. 2018.
  • [12] TERRA FIRME. Escola terra Firme. Como trabalhamos. 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2018
  • [13] TRILLING, B; FADEL, C. 21st Century Skills: Learning for life in our times. San Francisco: John Wiley & Sons, Inc, 2012.
  • [14] RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Tradução: Mariana Cosetto Cruz, Lívia Rulli Sobral. Porto Alegre: Penso, 2020.
  • [15] ZIMERMANN, Priscila. Educação através do design (EdaDe): Uma proposta de atividade para explorar o alfabetismo visual com crianças do ensino fundamental. Curitiba, 2018. 145 p. Dissertação de Mestrado. Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.
Como citar:

Zimermann, Priscila; Padovani, Stephania; "“Amarelo no amarelo não aparece”: Inteligência deDesign emergindo espontaneamente nos anosiniciais do ensino fundamental", p. 193-208 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações