Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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“Amarelo no amarelo não aparece”: Inteligência deDesign emergindo espontaneamente nos anosiniciais do ensino fundamental

“Yellow over yellow does not appear”: Design Intelligence emergingspontaneously in the early years of elementary school

Zimermann, Priscila ; Padovani, Stephania ;

Artigo completo:

Este artigo apresenta o relato de atividades realizadas por crianças do ensino fundamental noambiente escolar. As propostas apresentadas a elas tinham por princípio desenvolver um artefato cujoconteúdo estivesse relacionado ao que estavam aprendendo em sala de aula. Além disso, paraelaboração de cada atividade, foram considerados aspectos como: número de crianças envolvidas;tempo disponível para a realização das atividades e; construção um artefato que fizesse parte do seurepertório. A pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa e aplicada. A coleta de dados sedeu por meio de observação direta, fotos no decorrer do processo e anotações de comentários eatitudes das crianças. Durante a atividade, foram registradas também observações das pesquisadorasmediadoras e, em seu término, foram discutidas e registradas as percepções e conclusões sobre arealização da atividade. Como resultado, foi possível verificar a ocorrência espontânea de ações ediálogos que podem ser diretamente associados à Inteligência de Design, bem como levantarpossibilidades de aprofundamento de estudos na área.

Artigo completo:

This article presents the report of activities carried out by elementary school children in the schoolenvironment. The proposals presented to them had the principle of developing an artifact whosecontent was related to what they were learning in the classroom. In addition, for the elaboration ofeach activity, aspects were considered such as: number of children involved; time available to carryout the activities and; build an artifact that was part of their repertoire. This study is characterized asexploratory, qualitative and applied. Data collection took place through direct observation, photosduring the process and notes of children's comments and attitudes. During the activity, observationsof researcher-mediators were also recorded. At the end, perceptions and conclusions about theperformance of the activity were discussed and recorded. As a result, it was possible to verify thespontaneous occurrence of actions and dialogues that can be directly associated with DesignIntelligence, as well as to raise possibilities for further studies in the area.

Palavras-chave: inteligência de design; design thinking; ensino fundamental; atividades de design,

Palavras-chave: Design Intelligence; design thinking; elementary school; design activities,

DOI: 10.5151/cid2020-16

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Como citar:

Zimermann, Priscila; Padovani, Stephania; "“Amarelo no amarelo não aparece”: Inteligência deDesign emergindo espontaneamente nos anosiniciais do ensino fundamental", p. 193-208 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-16

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