Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Alteridade: o protagonismo do “outro” em um jogo de tabuleiro

Pereira, Anne Karolyne Mendes ;

Artigo completo:

O presente artigo objetiva, dentro de umcenário especifico de campus universitário, possibilitar a troca deprotagonismo dos participantes de um jogo de tabuleiro. Em uma era onde osinteresses pessoais são priorizados e vale tudo para realizar sonhos, a propostaé ensinar as pessoas a se colocarem no lugar do outro, vivenciando dificuldadese privilégios presentes na sociedade. Usando o recurso da gamificação, formulou-seum jogo em que cada pessoa recebe um personagem com características próprias ecom foco num diploma de nível superior. As regras, elementos, logotipo, cores,símbolos e lettering incorporam conceitos que representam, ou serelacionam diretamente, com a temática do jogo: alteridade. Os perfis dos personagensforam construídos de acordo com renda familiar, oportunidades e preconceitosderivados da classe social em que se encontram. A proposta é que o jogadorenfrente desafios e dificuldades relacionadas a questões de gênero, de etnia ede classe social. Apesar de cada usuário ter o mesmo objetivo, que é conseguirum diploma de nível superior, eles experimentarão situações diferentes eperceberão que nem todos podem alcançar seus objetivos, devido àsparticularidades de cada realidade.

Artigo completo:

Palavras-chave: Gamificação, design, jogo de tabuleiro, alteridade, educação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-067

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ASSUNÇÃO, Wilker Mesquita de. Ambiente de Aprendizagem Virtual, no Contexto de Algoritmos, para Crianças com Síndrome de Down. 2015, Brasília. BRAGA, Marcos da Costa. O Papel Social do Design Gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora Senac, 201
Como citar:

Pereira, Anne Karolyne Mendes; "Alteridade: o protagonismo do “outro” em um jogo de tabuleiro", p. 691-702 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-067

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações