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Além da timeline: a contribuição dos infográficos para o ensino de História da Arte

Beyond the timeline: the contribution of infographics to the teaching of Art

Minozzo, Marcele Cristiane ; Machado, Carolina Calomeno ;

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A História da Arte é indissociável da história da humanidade e envolve conceitos que nem sempre são de fácil entendimento aos estudantes de ensino médio. A não familiaridade com o conteúdo e a lentidão da narrativa verbal podem levar à falta de compreensão e desinteresse pelo tema. Os infográficos têm o potencial de tornar mais eficiente a visualização de dados complexos. O objetivo deste artigo é reflexionar se infográficos podem ser utilizados como recursos didáticos no sentido de aproximar o(a) aluno(a) de ensino médio dos conceitos presentes na história da arte com uma linguagem mais próxima de seu repertório. Para tanto fez-se um compêndio de abordagens e teorias de aprendizagem e suas áreas de convergência apontaram para a necessidade de relacionar o conteúdo com a realidade dos alunos. Como as redes sociais são cada vez mais acessadas por jovens em idade escolar, realizou-se a análise de três exemplos extraídos de uma plataforma de compartilhamento de imagens que mostrou que estes artefatos organizam as informações de forma clara e concisa com linguagem mais acessível, e podem ser utilizados em contexto escolar. Porém, é importante ressaltar a necessidade de acompanhamento docente quanto à confiabilidade das fontes dos dados extraídos da internet.

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Art History is inseparable from the history of mankind and involves concepts that are not always easy for high school students to understand. Unfamiliarity with the content and the slowness of the verbal narrative can lead to a lack of understanding and lack of interest in the topic. Infographics have the potential to make complex data visualization more efficient. The purpose of this article is to reflect on whether infographics can be used as teaching tools to bring high school students closer to the concepts present in art history with a language closer to their repertoire. To this end, an overview of learning approaches and theories was made and their areas of convergence pointed to the need to relate the content to the students' reality. As social networks are increasingly accessed by young people of school age, an analysis was made of three examples extracted from an image sharing platform that showed that these artifacts organize information in a clear and concisely way with more accessible language, and can be used in a school context. However, it is important to emphasize the need for teacher monitoring as to the reliability of the sources of data extracted from the internet.

Palavras-chave: design da informação, infográficos, ensino de arte,

Palavras-chave: information design, infographics, art education,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-050-355551-CIDI-Educacao_ac.pdf

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Como citar:

Minozzo, Marcele Cristiane ; Machado, Carolina Calomeno ; "Além da timeline: a contribuição dos infográficos para o ensino de História da Arte", p. 661-677 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-050-355551-CIDI-Educacao_ac.pdf

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