Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ALGUMAS DIRETRIZES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM PRODUTOS INFANTIS: O USO DA LINGUAGEM GRÁFICA

Bezerra, Marcela ;

Artigo Completo:

O presente artigo se propôs a observar a presença de elementos da linguagem visual nos artefatos destinados às crianças, além de sugerir diretrizes norteadoras durante a construção de mensagens para meninas e meninos em suas diversas faixas etárias. 

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; representação de gênero; vestuário infantil.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0413

Referências bibliográficas
  • [1] CORONATO, Marcos; CISCATI, Rafael. Como os criadores da Galinha Pintadinha ficaram milionários: O estilo próprio dos dois sócios que enriqueceram com a febre da Galinha Pintadinha para cuidar dos negócios e do dinheiro. Revista Época, São Paulo, p.00-01, 11 dez. 2013. Semanal. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2014.
  • [2] ESPERANÇA, Joice Araújo; DIAS, Cleuza Sobral. Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos animados e seriados televisivos sob olhares infantis. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p.533-546, set./dez. 2010. Septiembre-diciembre. Disponível em: . Acesso em: 12 out. 2013.
  • [3] FLORES, Cristiane Luiza Abbud. Relações de gênero nos sites de jogos infantis: entre a beleza e a força. 201 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Departamento de Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 201
  • [4] GUIZZO, Bianca Salazar. Identidades de gênero e propagandas televisivas: um estudo no contexto da educação infantil. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
  • [5] LOVRETO, José Alberto. Quadrinhos: A linguagem completa. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 2, p.1-8, 05 nov. 2013. Jan/abr.
  • [6] MARTINS, Lúcia Maria Cruz. A TRANSVERSALIDADE DA LITERATURA INFANTIL EM CONTEXTO PRÉ-ESCOLAR. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Departamento de Escola Superior de Educação de Portalegre, Instituto Politécnico de Portalegre, Porto Alegre, 2011.
  • [7] MONTIGNEAUX, Nicolas. Público-alvo: crianças: a força do personagem e do marketing para falar com o consumidor infantil. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. 269 p.
  • [8] ROMANI, Danielle. Literatura Infantil. Revista Continente, Recife, v. 111, p.20-31, Março, 2010. Mensal
  • [9] ROMANI, Elizabeth. Design do livro-objeto infantil. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
Como citar:

Bezerra, Marcela; "ALGUMAS DIRETRIZES SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM PRODUTOS INFANTIS: O USO DA LINGUAGEM GRÁFICA", p. 4805-4815 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0413

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações