Março 2017 vol. 1 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: INTERFACES ENTRE TEORIA E PRÁTICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Santana, Eduarda Santos de ; Souza, Elivelton Veríssimo de ; França, Suzane Bezerra de ;

Artigo Completo:

O ensino de genética básica visa interligar os conceitos de transmissão de atributos hereditários no decorrer das gerações com as estruturas dos elementos que as formam (cromossomo, DNA, RNA). O DNA é a unidade básica para estudos em genética, é nele que serão transpassadas as informações contidas de seus ancestrais que servirão para a manutenção da vida dos seres vivos, já o RNA, por sua vez, é gerado a partir de uma cópia da molécula de DNA, mas este último está diretamente ligado à produção de proteínas nos organismos. As principais diferenças entre essas duas moléculas (DNA e RNA) está nas suas formas estruturais. O DNA possui quatro bases nitrogenadas, são elas: Adenina, Timina, Guanina e Citosina, sua pentose, ou seja, o açúcar, constituinte é a desoxirribose, e contém também um grupamento de fósforo; enquanto no RNA, possui quatro bases nitrogenadas: Adenina, Uracila, Guanina e Citosina, como açúcar contém a ribose, e assim como o DNA, também adere a um grupamento fosfato, diferenciado apenas pela posição da hidroxila (OH). Diversas doenças humanas são hereditárias. O estudo do genótipo de um casal e seus parentes permite estimar a chance de uma criança ser afetada por uma doença já manifestada em alguns membros da família (AMABIS et al., 2010). Essas doenças estão ligadas diretamente na deficiência, ausência ou excesso, de cromossomos existentes no indivíduo. As doenças genéticas atingem a sequência de nucleotídeos (unidades formadoras de DNA), todas são incuráveis. O que temos atualmente são apenas técnicas que retardam o avanço da doença e reduzem os sintomas, melhorando a qualidade de vida. (SANTOS, 2014).

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biofisica2017-025

Referências bibliográficas
  • [1] ABD-EL-KHALICK, F.; BELL, R.; LEDERMAN, N. The nature of science and instrucional pratice: Making the unnatural natural. Science Education, v. 82, n. 4, p. 417-436, 1998.
  • [2] AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia das populações. Editora Moderna LTDA. São Paulo, V.3, C.8, P.162, 2010.
  • [3] CHASSOT, Attico.Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.22, pp.89-100. ISSN 1413-2478. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009.
  • [4] COBERN, W.W. & AIKENHEAD, G.S. Cultural Aspects of Learning Science. Part One. Kluwer Academic Publishers, 1998.
  • [5] DRIVER, R.; NEWTON, P.; OSBORNE, J. Establishing the Norms of a Scientific Argumentation in Classrooms. Science Education, v. 84, n. 3, p. 287-312, 2000.
  • [6] GUISASOLA, J. et al. Designing and Evaluating research-based instructional seqeunces for introducing magnetic fields. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 7, n. 4, p. 699-722, 2009.
  • [7] SANTOS, V. Doenças genéticas, 2014. Biologia net. Disponível em: Acesso em: 16 de outubro de 2016.
  • [8] SMITHENRY, D. W. Integrating Guided Inquiry into a Traditional Chemistry Curricular Framework. International Journal of Science Education, v. 32, n. 13, p. 1689-1714, 2010.
  • [9] TRIVELATO, S. L. U. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.17, n especial, p.97-114, nov, 2015.
Como citar:

Santana, Eduarda Santos de; Souza, Elivelton Veríssimo de; França, Suzane Bezerra de; "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: INTERFACES ENTRE TEORIA E PRÁTICA SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA", p. 70-72 . In: Santana, Otacilio Antunes; Cabral Filho, Paulo Euzébio; Rodrigues, Claudio Gabriel. Anais do Encontro Anual da Biofísica 2017. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2017-025

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações