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Agradabilidade Percebida em Salas de Aula para o Ensino Superior

Perceived Pleasantness in Higher Education Classroom

ACIOLI, Patrícia Barbosa; COSTA FILHO, Lourival;

Artigo:

Este artigo objetiva fornecer informações empíricas sobre os efeitos de duas características de salas de aula para ensino superior – complexidade e coerência – na agradabilidade percebida. Como procedimentos metodológicos, uma Sentença Estruturadora, instrumento básico da Teoria das Facetas, foi adotada no desenho da investigação empírica, que optou por um questionário online para coletar os dados e pelos gráficos produzidos através do Formulário Google para interpretá-los. Os principais resultados empíricos obtidos corroboram, apenas parcialmente, com os efeitos da complexidade e da coerência postulados para a agradabilidade percebida para o tipo de ambiente enfocado.

Artigo:

This article aims to provide empirical information on the effects of two characteristics of higher education classrooms - complexity and coherence - on perceived pleasantness. As methodological procedures, a Mapping Sentence, a basic instrument of Facet Theory, was adopted in the design of the empirical investigation, which opted for an online questionnaire to collect the data and graphs produced through the Google Form to interpret them. The main empirical results partially corroborate the effects of complexity and coherence postulated for the perceived pleasantness for the type of environment focused.

Palavras-chave: salas de aula para ensino superior, agradabilidade percebida, ergonomia do ambiente construído,

Palavras-chave: higher education classrooms, perceived pleasantness, ergonomics of the built environment,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.01

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

ACIOLI, Patrícia Barbosa; COSTA FILHO, Lourival; "Agradabilidade Percebida em Salas de Aula para o Ensino Superior", p. 42-51 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.01

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